terça-feira, 19 de janeiro de 2021

DOS RESULTADOS DO COLAPSO - ANÁLISE E PREVISÃO DOS ÓBITOS-COVID EM 18/01/2021

Só agora é possível apresentar a previsão que tenho vindo a fazer para a mortalidade-covid para o dia (neste caso, dia 18, cujos valores serão apresentados dentro de horas pela DGS).

Infelizmente, não prevejo boas notícias. E diria que se baterá novo máximo de óbitos. Um dos modelos (baseada na taxa de mortalidade diára) aponta-me para um valor próximo dos 176. O outro modelo, baseado na linha de tendência, atira para valores já na casa dos 190 óbitos.

Pelos dados já recolhidos, não me parece que, nas actuais circunstâncias do SNS, seja possível ter uma mortalidade por covid abaixo dos 150 enquanto estivermos com mais de 4.000 internados, o que significa que vamos ter este cenário por mais algumas semanas. 

Quero, no entanto, salientar um aspecto fundamental. O crescimento das mortes por covid está a ser exacerbado pelo colapso do SNS, porque se se estivesse com a eficácia de tratamento em grande parte de Outubro seria previsível termos apenas 73 óbitos, e se fosse com a eficácia de Dezembro de 122 óbitos.

Além disso, não duvidem que a mortalidade por covid (além da questão da metodologia de atribuição de causa de óbito) está aumentar por via da grande debilidade das pessoas idosas que, ao longo dos últimos meses tiveram fraca assistência médica por via da estratégia seguida pelo SNS.








2 comentários:

  1. 218. O que dizer disto? Perda de capacidade do SNS?

    ResponderEliminar
  2. Há que levar em conta o atraso no registo de alguns óbitos que ocorreram durante o fim de semana e que só são lançados nos dias úteis seguintes.

    ResponderEliminar