terça-feira, 26 de janeiro de 2021

DA SIMPLES CAUSA E ESPERADO EFEITO DO CAOS

Isto é muito simples de ver: em 1 de Outubro havia um pouco mais de 600 internados e morreram 6 pessoas nesse dia.

Hoje, que temos 10 vezes mais internados do que no dia 1 de Outubro, não estão a morrer 10 vezes mais pessoas do que no dia 1 de Outubro.

Se assim fosse, estariam a morrer 60 pessoas.

Estão sim a morrer quase 300. 

Quase 5 vezes mais. Se formos complacentes, quase o dobro do que se esperaria com a eficácia duante o mês de Dezembro, quando se tinha cerca de 3.000 internados.

Não consta que o vírus se tenha tornado mais letal. Aquilo que está a suceder é a consequência da falta de investimento do SNS, a falta de médicos, de enfermeiros, enfim, a falta de preparação do Governo. 

Veja como foi evoluindo perigosamente a taxa de mortalidade diária dos internamentos, até ao colapso absoluto a partir do início de Janeiro.

Fonte: DGS (cálculos meus; média móvel de 7 dias)

3 comentários:

  1. Tive ganas de ver e fui ver ao site da Des-Ordem dos Médicos:

    * Luis Filipe Leitão da Costa Froes. Especialidades - Gestão dos Serviços de Saúde, Medicina Intensiva, Pneumologia
    * Pedro Filipe Maciel Simas. Especialidades - Ortopedia

    Não sei se a farinha amparo oferece especialidades. Como a de Gestão dos Serviços de Saúde. Esta não me parece especialidade médica mas somente burocrática. Até o bastonário tem Gestão dos serviços de saúde e Urologia.
    Também desconhecia que a ortopedia dava aura de infecciologia.

    oliveira

    ResponderEliminar
  2. Escrevo Des-Ordem porque, há anos, os craques de lá ao modernizarem o sistema informático, perderam o meu número de inscrição. Pelos vistos, tal como na DGV não fizeram um backup preventivo. Fé em Deus...
    Inquiridos, queriam que eu, sem carro, atravessasse Lisboa para lhes ir dar os meus dados. Respondi que se tivessem um empregado que soubesse ler e escrever o mandassem que eu o receberia como um princês. Que eles, ao menos, sabem a minha morada que é para onde enviam o aviso de pagamento de quotas.
    oliveira

    ResponderEliminar
  3. Os médicos são nossos heróis nesta luta mundial contra a COVID

    ResponderEliminar