segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

DO ZERO EM PORTUGAL OU DOS EPIDEMIOLOGISTAS DESENCARTADOS

Dez meses depois do início da pandemia deu-me para consultar a base de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), com informação vinda da Ordem dos Médicos, para saber a evolução do número de profissionais de saúde em Portugal. 

Existem dados discriminados, desde 2011 até 2019, contendo o número de médicos pelas 91 diferentes especialidades, subespecialidades ou competências.

Informo o País que não há sequer UM ÚNICO médico na especialidade de electrofisiologia clínica e... de EPIDEMIOLOGIA.

Fui consultar directamente o registo da Ordem dos Médicos, que lista a nome de todos os médicos, de acordo com a especialidade. E nada. Nenhum (vd. imagem em baixo). No caso da Ordem dos Médicos, o registo é o actual.

Aquelas sumidades que se apresentam como tal,  na verdade não têm a especialidade. São epidemiologistas "desencartados". E isso talvez explique muita coisa desde o início da pandemia.

O mais trágico-cómico é existir um Departamento de Epidemiologia no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), mas sem qualquer médico com especialidade em Epidemiologia. E temos até uma Associação Portuguesa de Epidemiologia, embora presidida por uma investigadora doutorada em Saúde Publicas mas com formação inicial em Ciências da Nutrição. Um epidemiologista na Direcção-Geral de Saúde? Nada, claro.

Em 2009 tivemos uma pandemia (H1N1), felizmente sem consequências relevantes.

Em mais de 10 anos acharam os Governos que não havia necessidade de termos UM, pelo menos UM, vá lá, DOIS ou TRÊS epidemiologistas a sério (e não de brincar)...

Eis Portugal em todo o seu esplendor.

Nota: As imagens mostram o output da base de dados do INE. Para seguir directamente para os resultados pode usar este link e fazer a selecção pretendida e descarregar dados.






4 comentários:

  1. Não é uma especialidade.

    https://ordemdosmedicos.pt/especialidades/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há ou não epidemiologistas ?

      Eliminar
    2. A especialidade médica que compreende a Epidemiologia no seu plano curricular é a Saúde Pública.

      Eliminar
    3. O INE reporta zero. Quanto a integrar a Saúde Pública, o internato nessa especialidade tem 48 meses. Desses, consta no plano a existência 5-6 meses apenas de estágio na área da Epidemiologia. Não me parece grande coisa uma formação de 6/48 meses. Diria, enfim, que não há epidemiologistas de formação.

      Eliminar