quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

DA CURA E DA INCÚRIA

O problema é, mostra-se cada vez mais, na incapacidade do SNS em salvar os doentes. Nos maiores de 80 anos a taxa de letalidade era, no início da pandemia, de 20%. Com a melhoria dos conhecimentos na melhor terapêutica foi conseguindo-se baixar até rondar os 15%. De repente, dispara para os 34%. Mais do que duplicou. Isto explica porque andam a morrer mais de 200 pessoas por dia, em vez de menos de 100, como tenho tentado referir nas minhas previsões.

A culpa não é dos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.

A culpa é de um um Sistema e de uma estratégia que desinvestiu na Saúde durante anos (políticos de todos os quadrantes), que deixou diminuir em mais de 900 o número de médicos em plena pandemia, que mentiu no número de camas disponíveis, que não implementou um plano de contingência para a vaga de frio.

Os médicos nem sempre fazem milagres. Os políticos, esses, nunca. Na generalidade, fazem merda. E desta vez apanhamos com ela nas fuças. E muitos ainda agradecem. E criticam quem anuncia que o rei vai nu.

1 comentário:

  1. Olá.
    Já que o Pedro gosta de gráficos, por acaso tem algum que faça a correlação entre as mortes e infecções covid-19 com a vacinação iniciada em dezembro?
    Deixo aqui um link, que dá que pensar:
    https://www.francesoir.fr/opinions-tribunes/le-vaccin-pfizer-augmente-t-il-le-risque-de-contamination-et-de-mort-par-covid19?fbclid=IwAR1JW-Bwk6JYDUTIfX1Ek3JVS92J63iTwaXo0bXmqietVCkt0w5fvV4Uaig

    ResponderEliminar