quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

DA HISTÓRIA MAL CONTADA DO COLAPSO OU DA ESPANHA QUE NÃO É PORTUGAL

Em 23 de Outubro passado, a ministra Marta Temido garantia (e está transcrito no site do SNS, vd. link em baixo) que "a capacidade máxima de resposta dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para assistência na pandemia de covid-19 é de cerca de 17.700 camas", acrescentando ainda que, além das camas de cuidados intensivos (UCI), existiam 1.891 ventiladores. 

Hoje sabemos que, supostamente, há hospitais quase sem camas disponíveis e em estado de "catástrofe" (Amadora-Sintra) ou próximo disso.

Portugal tinha, no dia 5 de Janeiro, internadas 3.076 doentes covid, sendo que se encontravam 493 em UCI. E, portanto, estará em pré-ruptura, o que não encaixa com os discursos ao longo do Outono.

Independentemente do crescimento dos casos positivos num vírus de características sazonais, constata-se que o Governo português andou a dormir, confiando na sorte. Vejam que de Espanha não surgem agora notícias, mas não porque a covid tenha desaparecido, mas sim porque o Governo espanhol (bem "queimado" com o que sucedeu na Primavera) se precaveu.

De acordo com o mais recente relatório do Ministerio da Sanidad, em 4 de Janeiro, a Espanha contava ciom 13.841 camas de covid ocupadas e 2.220 camas UCI com doentes covid. Se considerarmos a população espanhola (quase 4,6 vezes mais do que Portugal), significa que tinha o equivalente a 3.029 portugueses internados e 486 portugueses em UCI. Ou seja, em termos proporcionais, a Espanha apresenta uma pressão hospitalar praticamente similar á portuguesa.

Porém, estes doentes espnhóis estão a ocupar apenas 11,4% das camas destinadas à covid e 23,1% das camas de UCI destinadas à covid. E porquê? A Espanha aprendeu com os erros e fez um reforço muito apreciável de camas e equipamentos durante os últimos meses para aguentar do ponto de vista clínico o previsível aumento de internamentos por uma infecção de características sazonais, o que lhe permite estar agora com uma grande folga.

Ao invés, Portugal está num incompreensível aperto, porque como em muita coisa, o Governo deu-se em ares de bazófia (estava tudo sob controlo, em Outubro), confiou na Virgem e... não tratou das camas.

Fonte: Dados covid de Espanha (Ministerio de Sanidad, aqui); SNS (comunicado de 23 de Outubro,  aqui).



3 comentários: