terça-feira, 26 de janeiro de 2021

DO DESASTRE LUSITANO

O nosso Governo e a nossa fantástica Imprensa continuam unidos na construção da Narrativa: tentam agora convencer-nos que a pandemia se descontrolou em todo o lado. E que a culpa é dos casos positivos e dos portugueses. É assim? Não.

Está sobretudo descontrolada em Portugal, e poucos são os países da União Europeia em crescimento da mortalidade. E aqueles que se encontram nessa situação (e.g. Dinamarca, Irlanda e Espanha) estão com níveis proporcionalmente muitíssimo mais baixos.

Estamos com níveis absurdos de mortalidade or covid (o pico já suplantou 5 vezes o pico do Brasil e quase 3 vezes o pico dos Estados Unidos), porque o nosso SNS entrou em colapso absoluto, tanto no tratamento da covid como no das outras doenças. As análises e previsões que tenho feito comprovam isso, com as taxas de mortalidade diária dos internados a mais que triplcarem em relação a Outubro.

Havia 17.700 camas prometidas para a covid? Não havia nada.

Reforço do SNS com um plano Outono-Inverno? Qual quê! Saíram do SNS mais de 900 médicos ao longo de 2020.

Queriam milagres? Saiu-nos o Inferno.

3 comentários:

  1. Bom dia, no gráfico onde tem "mortes por covid", na verdade é "mortes com covid", certo?

    ResponderEliminar
  2. Os números de mortes por covid são claramente manipulados, de acordo com o número de testes que são previamente efectuados.

    Isto é,

    1) se o governo ordena que se façam mais testes, temos depois mais mortos que tinham testado positivo e

    2) se o governo ordena que se façam menos testes, temos depois menos mortos que tinham testado positivo.

    E, a não fiabilidade destes "testes" tem sido repetidamente denunciada - até por órgãos oficiais.

    https://www.dn.pt/pais/polemica-na-imprensa-conselho-da-magistratura-discute-decisao-da-relacao-de-lisboa-sobre-confinamento-13049868.html
    https://twitter.com/robinmonotti/status/1331500903564775426

    Logo, estar a assinalar supostas mortes por covid, é estar também a fazer propaganda de medo, a favor do governo...

    E, em países pobres onde não dá para roubar dinheiro aos contribuintes para pôr nos bolsos dos Germano de Sousa e afins (https://www.publico.pt/2020/03/06/sociedade/noticia/laboratorios-privados-cobram-ate-200-euros-teste-novo-coronavirus-1906627) as supostas mortes por covid então deverão ser um fenómeno mesmo muito reduzido. Mas, isso não quer dizer que tais países tenham uma melhor assistência hospitalar, ou que tenham tido sequer realmente menos mortes por covid.

    O que interessa, são (a) o número de mortes por habitantes comparativamente a outros anos e (b) a taxa de mortalidade dos internados, que você também tem publicado.

    Este vírus não é mais letal do que os da gripe. E, em muitos casos estará certamente esta nova doença a substituir a gripe sazonal.

    Por isso, se as pessoas estão a morrer, é claramente por falta de assistência médica.

    Eu, que só ligo a televisão quando estou na cozinha a comer: anteontem ouvi uma profissional de saúde a dizer que não faltam meios materiais ou técnicos, mas sim meios humanos no seu hospital; e ontem ouvi uma outra profissional de saúde, de um outro hospital, a dizer que não se têm salvo todos os que seriam "salváveis", porque as equipas médicas não conseguem dar conta de todos os pacientes que estão a acudir.

    O que interessa, é comparar apenas os mencionados (a) números anuais de mortes por habitantes e (b) taxa de mortalidade dos internados, com os de outros países europeus (que têm uma realidade próxima da nossa).

    O resto é propaganda.

    ResponderEliminar