terça-feira, 26 de janeiro de 2021

DO DESASTRE LUSITANO - O VÍDEO

Um vídeo explicativo sobre a situação portuguesa no contexto da União Europeia e dos países com maior mortalidade por covid desde o início da pandemia. Um desastre.

Entretanto, se assim desejarem, podem subscrever o meu canal do Youtube. Tentarei com frequência colocar vídeos explicativos com questões relacionadas com a crise actual.

6 comentários:

  1. Paulo Almeida Vieira,
    em meu sentir, o senhor não tem facilidade em exprimir as suas ideias, faladando.
    Eu só me meti a dar aulas com apoio visual em anfiteatros e sempre com prévia, rápida e segura análise do funcionamento do sistema. Primeiro com retro-projectores; depois com projectores de 'slides' de fotos e de 'powerpoints'. Sempre ensaiado até cansar um ou mais colaboradores.
    Não estou na sua pele — e não queria estar... Eu daria, talvez, um bom assistente de sons e de imagens. Arranje dois ou três ajudantes.

    O que apresentou poderia ter sido feito em várias 'janelas' para evitar o 'scroll' lateral. E pode ter ´janelas' abertas para onde saltará quando oportuno.
    Com mais trabalho, um 'powerpoint' [na forma PPT] seria melhor: pode-se gastar o tempo à vontade e saltar daqui para acoli. Tem-se muito trabalho de preparação, de programação.
    O seu tratamento dos dados será esotérico para muitos. Não espere que estes façam o menor esforço para o entender.

    Boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-se o que se pode e com os recursos (valias pessoas) e meios técnicos disponíveis. Não possuo meios nem humanos nem técnicos para fazer uma produção/apresentação dos vídeos mais profissional. Entre não fazer nada e fazer isto, prefiro fazer isto. Sobre o tratamento de dados ser sotérico para muito, tenho essa consciência :)

      Eliminar
    2. Qual quê... Que crítica mais ridícula.

      Os vídeos estão muito bem feitos. E, a capacidade de expressão do autor dos mesmos até me tem surpreendido pela positiva. (Eu é que, muito certamente, não faria melhor e não explicaria as coisas de modo tão fluido).

      Sinto-me tal e qual como estivesse numa aula da faculdade. E, mesmo que fosse o caso do professor em causa não ser bom (o que não é o caso) e não culpa do aluno que tenha dificuldades de entendimento, sendo as apresentações feitas em vídeo, pode quem assiste às mesmas sempre puxar para trás e ouvir outra vez as explicações para conseguir entender a matéria (e até usar a Internet para tirar algumas dúvidas que tenha).

      Não tive qualquer dificuldade em entender este vídeo.

      E, talvez o Prof. "mew2" sem currículo deva então arranjar dois ou três "explicadores" para o ajudar a entendê-lo.

      Eliminar
  2. Portugal aparece como líder em mortes por covid, obviamente porque Portugal é líder nas mortes por habitantes, em geral.

    Uma imensa quantidade de resultados destes "testes" são falsos positivos. E, imensa gente morre realmente doutras doenças.

    Ao aumentar certamente o número de testes (e, agora, a querer até multar quem recuse fazê-los),

    O governo estará certamente a tentar encobrir as mortes pelas quais é responsável - as quais se devem, realmente, à falta de assistência médica, em geral.

    Propaganda para gente ingénua, crédula (e pusilânime, que deixou as coisas chegarem ao estado a que chegaram) no seu melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizia eu "ao aumentar [o governo] certamente o número de testes",

      E, aqui vai a *prova* do que eu dava como certo:

      https://ourworldindata.org/grapher/daily-tests-per-thousand-people-smoothed-7-day?tab=chart&stackMode=absolute&time=earliest..latest&country=~PRT&region=World

      Eliminar