domingo, 17 de janeiro de 2021

DOS BODES EXPIATÓRIOS OU DA CULPA DE BOLSONARO NO BRASIL E DOS PORTUGUESES EM PORTUGAL

Disclaimer: Não aprecio absolutamente nada Jair Bolsonarp, do ponto de vista ideológico e das suas intervenções (irresponsáveis, quase sempre), quer em geral quer em particular na gestão política da covid. Posto isto, vamos a factos

---------------------------------------

Durante a pandemia, o Brasil atingiu um pico de óbitos por covid em 28 de Julho, durante o seu “Inverno” (hemisfério sul): 1.554 mortes. Entre Maio e finais de Agosto, a média móvel (7 dias) esteve sempre a rondar os 900 mortos por dia, tendo depois decrescido e aumentou de novo a partir de Novembro. Actualmente, os óbitos diários estão próximos de 1.000.

Ora, como se sabe, disto tudo, a responsabilidade e a culpa é de Bolsonaro. Nenhuma responsabilidade ou culpa existe para os Governos Estaduais. Muito menos é culpa ou responsabilidade da população.

Mas, vamos lá fazer um exercício simples. Olhemos para o Brasil e para Portugal com olhos decentes e sem estrabismo ideológico e sem miopias emotivas. O Brasil tem 211.755.692 habitantes (segundo o IBGE); Portugal apenas 10.286.263 habitantes. Portanto, o Brasil tem 20,59 mais pessoas do que Portugal.

Sigam então o meu raciocínio (alguns jornalistas já se vão perder): o pico de 1.553 brasileiros mortos naquele pico de Julho corresponde, proporcionalmente, à morte de 75 portugueses. Eh pá! Já tivemos dias acima de 75 mortes? Resposta: já. Tivemos 42 dias acima de 75 mortes. A sério? Claro que sim! E 32 desses dias foram desde 1 de dezembro último.

Pois é, isto de contar sem ter a noção das proporções dá erros destes. Notem: desde 1 de Dezembro, o Brasil (que vive o seu “Verão”) contabilizou 35.488 óbitos por covid, enquanto Portugal conta 4.132. Um jornalista dirá: morreram por covid, neste período, quase 9 vezes mais brasileiros do que portugueses. E assim é, se tivermos a inteligência de um cangalheiro a contar caixões.

Porém, se tivermos neurónios, também nos podemos aperceber que, afinal, os 35.488 óbitos no Brasil correspondem a 1.724 portugueses. Ou seja, afinal a mortalidade por covid desde 1 de Dezembro é 2,4 vezes superior em Portugal. E o nosso pico de mortes (166 no dia 15 de Janeiro) corresponderia a 3.417 mortes no Brasil. Alem disso, na última semana, os óbito diários em Portugal estão, por norma, mais de três vezes superior aos do Brasil.

Claro que se a situação no Brasil fosse agora similar à de Portugal, a culpa era do Bolsonaro. Aqui é dos portugueses. Quando as coisas correm mal no Brasil (e muito menos mal nos últimos tempos em comparação com Portugal), a nossa Imprensa pede a cabeça de Bolsonaro; quando começam a correr mal em Portugal, a nossa Imprensa pede a cabeça dos portugueses. 

E António Costa é um santo homem. A ministra da Saúde idem. E mesmo os quatro ministros que já se infectaram, são umas vítimas do desleixo do Povo.

Deixo-vos, por fim, para se entreterem a ver as diferenças, uma análise diária, desde 1 de Dezembro até 15 de Janeiro, sendo que os óbitos padronizados estão com uma média móvel de 7 dias, tendo em consideração a metodologia brasileira do registo.

E lembrem-se: a situação portuguesa é da culpa dos portugueses.  Repitam isso mil vezes. 

Fonte: Worldometers, INE e IBGE.


1 comentário:

  1. Nos PVD a mortalidade por Covid não tem sido muito elevada. Porquê? Porque ninguém sabe quantos já morreram, morrem e morrerão com este vírus. Alguém acredita que esta estatística nesses países é fiável? Talvez acreditem apenas aqueles que ainda crêem no pai natal.

    ResponderEliminar