sábado, 23 de janeiro de 2021

DA DESGRAÇA EM DESGRAÇA

Não vale a pena negar: a covid descontrolou-se em Portugal, na mesma linha que se descontrolou na Espanha e na Itália, sobretudo durante a Primavera de 2020, e na Europa de Leste, neste Outono e Inverno. Estamos a bater recordes de mortes em dias sucessivos, a par também de um incremento das mortes não-covid. E temo que Portugal venha a ser um dos países da Europa mais afectados pela pandemia, ultrapassando em muita a própria Espanha. Pior ainda: está com níveis de mortalidade elevada para outras causas.

De facto, o descontrolo é absoluto, msotrando-se evidente no contínuo crescimento da taxa diária de mortalidade nos internados, que começou no início de Janeiro em 2,6% e agora vai nos 4,7%. O perfil dos internados pode agora ser diferente, mas tem reflexos catastróficos no aumento de mortos, que presumo estar a ocorrer sobretudo nas enfermarias. Falta informação, porque em tudo a DGS e o Goveno sonegam informação para que não se revele ainda mais o caos em todo o seu esplendor.

A minha previsão de ontem, embora apontando para novo máximo, falou por bastante (tinha indicadi 241, registaram-se mais 33), revelador do aumento do caos. Para o dia de hoje (resultados a saber amanhã), o modelo da tendência polinomial aponta-me para 244 (mas os resultados de hoje não ajudam para uma previsão) e o modelo da taxa de mortalidade para 281, o que significaria novo recorde.

Não me admiraria nada, caso os internamentos se mantenham em crescimento, mesmo que ligeiro, que cheguemos em breve aos 300 óbitos.

A forma como o SNS não se preparou, fez muito por isto. 

Fonte: DGS


3 comentários:

  1. Gostaria de fazer uma adenda aos seus comentários recentes.
    Desde o início da pandemia que uso o rácio de letalidade face aos casos detetados ("letalidade aparente") 15 a 21 dias antes como indicador do controlo da mesma. Tendo sido a mortalidade relativamente estável, era possível, dessa forma, perceber quantos casos ficavam por triar. Uso médias móveis a 7 dias e comparo com o acumulado. Também comparo as principais regiões, que como se sabe, tem dinâmicas pandémicas bastante diferentes. Os números em Portugal, não sendo bons tem sido razoáveis. A 1 de Janeiro estávamos com 2% de letalidade média face aos casos detetados. Usando os valores de letalidade real do CDC para os EUA (0,65%), podemos dizer que estávamos a detetar 1/3 dos casos. Não sendo bom era decente. Também havia alguma disparidade - A região Norte estava em 1,7% e LVT em 2,1%. Comparando as duas grandes regiões nacionais, o Norte sempre teve a situação mais controlada. E o que se passa neste momento? No Norte passamos de 1,7% para 2,2% de "letalidade aparente". Não é bom mas não é dramático. E LVT? Passou de 2,1% para 5%! (A região Centro também está com 5,1%). Como é possível? Acumulou-se um enorme descontrolo na triagem e um brutal aumento de letalidade. A pandemia está absolutamente descontrolada em mais de metade do país! Do brutal aumento não sei quanto se deve a cada um dos fatores mas creio que a letalidade pode estar entre 1,3 e 2% o que é dantesco! A mortalidade média dos últimos 3 dias na Região Norte (51 pessoas) extrapolada para o país daria 144 mortes. Ora Morreram em média nos últimos 3 dias, 243 pessoas. Bastava o conjunto do país ter a situação que se vive na Região Norte para termos menos 100 mortos por dia! Cem pessoas por dia! Amanhã serão outras cem! E tudo indica que por vários dias vamos ter números idênticos, ou mesmo piores! Contas diferentes que batem em cima das suas! O SNS colapsou e está morrer, com Covid19, gente que não devia morrer! Muita gente! A isso acresce a enorme mortalidade "não Covid19" em resultado das pessoas doentes sem Covid19, terem desaparecido do SNS! A maior destruição humana em Portugal desde a Guerra Colonial tem responsáveis! Este Governo é responsável. Vivemos uma situação parecida à Lombardia e Madrid em Março e Abril. Mas Os italianos não sabiam o que era a Covid19 e os espanhóis não tiveram tempo para se prepararem. E em Portugal? Houve tempo, diz que houve dinheiro. Até pode ter havido boa vontade (em Portugal há sempre boa vontade). O que faltou? Faltou Governo. É um dos momentos mais negros da nossa história recente e ninguém será responsabilizado, a começar pelo Chefe de Estado que vai ser reeleito amanhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito interessante essa sua reflexão. E vai, de facto, ao encontro das minhas análise. Há um efectivo descontrolo do SNS no tratamento da covid. Se é regional ou nacional, pelo que me indica parece ser regional, mas as consequências são, de facto, nacionais.

      Eliminar
  2. Com certeza que as consequências são nacionais. De resto, mesmo no Norte a situação não é nada boa. Apenas é má e não péssima, como no Centro LVT e também no Alentejo. E também concordo consigo em relação ao numero total de mortos. No final da fase epidémica da nossa relação com o SARS Cov2 provavelmente seremos um dos 3 piores países da UE. Calculo que haja neste momento entre 1975 e 3040 portugueses que "já morreram" (nos próximos 15 dias) e ainda não foram informados!

    ResponderEliminar