segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

DA PREVISÃO ACTUALIZADA DE 24/1/2021

Em função do crescimento dos internados, entre os dias 23 e 24, bem como dos óbitos do dia 23, prevejo a possibilidade da mortalidade por covid-19 no dia 24 possa atingir valores em redor dos 284 óbitos, embora o modelo da tendência polinomial (que tem falhado quase sempre por valores abaixo do observado) aponte para valores mais baixos (258 óbitos). 

Chamo, mais uma vez a atenção, que os óbitos estarão bem acima (mais de 100) do que seria expectável se o SNS não tivesse colapsado. Ou seja, se a taxa de mortalidade diária dos internados se tivesse mantido nos 2,5%, como em Dezembro, seria expectável a ocorrência de 150 óbitos. Esta taxa está, actualmente, nos 4,6%.

Continuam as previsões pessimistas para os próximos dias. A taxa diária de mortalidade dos internados continua manifestamente alta, e com a contínua subida dos internamentos, não há qualquer possibilidade de se descer abaixo dos 200 óbitos nos próximos dias. Só por milagre. Baixar os 100 óbitos diários será ainda mais demorado. Mesmo que não entrassem mais internados (impossível, claro), tal objectivo demoraria mais de duas semanas.

O caos do SNS paga-se caro.


2 comentários:

  1. https://resistir.info/e_rosa/sns_24jan21.html

    ResponderEliminar
  2. Aparentemente sem relação com a peste. Actual sempre...
    1. Aqueles que podem, fazem;
    2. Aqueles que não podem, ensinam;
    3. Aqueles que não podem ensinar, administram.
    oliveira

    ResponderEliminar