sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

DO CONFINAR PARA SE MORRER LONGE DO SNS

 Vamos ser claros: o medo mata! O implícito ou explícito incitamento para não se ir ás urgências, com imagens de falsos entupimentos de ambulâncias por problemas de logística, também mata. As campanhas da DGS para não se ir a correr para as urgências, sabem o que fazem? Matam!

Acham que fugir do risco de forma irracional, salva? Não salva! Mata! 

Ponho estas exclamações para ver se as pessoas acordam. A estratégia que se anda seguir, sustentada no obscurantismo da informação (ninguém sabe o que se passa nos lares, que andam a alimentar as morgues) e na manipulação das massas (com matemáticos de serviço a debitar projecções sem jamais se conhecerem os pressupostos nem serem divulgadas), só anda a piorar as coisas. Só anda a matar mais..

Querem saber quanto anda a matar o medo, os confinamentos à maluca e a fuga às urgências? Basta ter um breve olhar para os mortos que ocorrem no próprio domicílio. 

Num ano médio, e com gripe (atenção!, e este ano não temos gripe), morrem por dia entre 100 e 115 pessoas no próprio domicílio. Este ano já chegámos aos 174 num dia. E desde o dia 10, altura em que o pânico se reinstalou) quase sempre se ultrapassam os 140-150 óbitos no domicílio. 

Apenas entre os dias 11 e 28 de Janeiro, a excesso de mortes ocorridas no domicílio foi de 46% em relação à média. 

Caríssimos, são 46% a mais. Foram mais 868 mortes apenas neste período, Parece-vos agora pouco comparado com os quase 300 de covid, não é? Mas esses da covid estão a morrer nesse número em grande parte pela perda de eficácia do SNS, que em Dezembro "deixava" que morressem por dia 25 pessoas em cada 1.000 internados, e agora "deixa" que se chegue aos 45 por cada 1.000 internados.

Mas vejam também a questão por outro prisma: deduzindo que o excesso de mortes no domicílio não foi por covid (supostamente, estas ocorrerão em meio hospitalar), pergunto-me quantas destas vidas poderiam ter sido salvas nas urgências, num ambiente sem medo e com um SNS em boas condições.

Continuo a insistir: temos duas pandemias: a covid e o estado do SNS, sendo que o estado do SNS exacerba a mortalidade do SARS-CoV-2 e a mortalidade por outras causas. E até agora não há ninguém responsável. Quer dizer: são todos os portugueses em geral, e nenhum em particular... além claro, agora, da variante britânica.

1 comentário:

  1. sao uns cinicos odeio jornalistas sao os grandes responsaveis por esse caos de medo instalado nao querem banalizar a morte entao deixem de falar de morte e falem de musica livros os antigos romanos ate nem pronunciavam a palavra morte

    ResponderEliminar