segunda-feira, 26 de outubro de 2020

DAS ONDAS QUE NÃO SE VÊEM

O Dicionário Houaiss refere que ONDA, por metáfora ou extensão de sentido, é uma força impetuosa; agitação, movimento intenso; ímpeto, torrente, tumulto; movimento sinuoso, ondulatório; ondulação, sinuosidade.

Sobre a omnipresente covid, a nossa imprensa - e julgo que quase toda a nível internacional, sobretudo nos países em histerismo colectivo - insiste em torná-la omnipotente e garante estar aí a SEGUNDA ONDA, que pode mesmo ser um TSUNAMI.

Predispus-me a calcular rapidamente as médias diárias de óbitos, por quinzena, e desde Março, para todo o Mundo, de modo a saber se o "bicho" mostra maior "ferocidade" ao longo dos meses, e que nos faça temer por um recrudescimento da gravidade da situação.

Efectivamente, e como se sabe, houve uma subida abrupta a partir de Março e até à primeira quinzena de Abril (6.679 óbitos por dia), seguindo-se uma descida de 36% até à segunda quinzena de Maio (4.236 óbitos), e depois uma subida até Julho para patamares entre 5,000 e 5.850 óbitos por dia, com pequenas flutuações sazonais (Verão-Inverno em função dos hemisférios). Ou seja, desde Julho, a agressividade da covid está estável: mata por dia 5.427 pessoas. Em média, por dia, morrem em todo o Mundo quase 162 mil pessoas.

Não há, assim, e pela evolução recente, qualquer sinal que indicie estar aí uma "segunda onda" pior do que a da Primavera, embora até julgue que possa surgir um aumento de mortes durante o Inverno por covid, sobretudo se a a incidência da pneumonia continuar em níveis muito baixos.

E muito menos me parece que venha aí qualquer crise apocalíptica para a Humanidade por causa da covid, sobretudo tendo em conta a estabilidade nos óbitos nos Estados Unidos e a tendência decrescente na Índia e Brasil. Estes três país contribuíram, até agora, com 44% do total de mortes por covid (e eles são 25% da população mundial).

Mesmo na Europa, apesar da subida nos óbitos neste mês de Outubro, não se observa evoluções similares às ocorridas em Março. Por exemplo, na Espanha a mortalidade mantém-se desde a segunda quinzena de Setembro em níveis estáveis, se se considerar a média de 7 dias. Na Itália, é certo que se passou de níveis em torno de 20 óbitos por dia no início de Outubro (dia 1) para 113 no dia 24. Mas notem que, em Março, foram precisos apenas seis dias para se passar dos 20 para mais de 100 óbitos, e ao fim de 17 dias ultrapassaram-se os 500 óbitos. Bélgica e Reino Unidos, fustigados na Primavera, estão com uma tendência de subida da mortalidade mas com um perfil de crescimento suave, e justificável numa doença que apresenta um claro "comportamento" sazonal. Alguns paíes de Leste (e.g. Hungria e Repúlica Checa) apresentam agora valores de mortalidade mais elevada mas deve-se, em grande parte, à baixa incidência na Primavera (e outros factores relacionados com o lockdown).

Pode existir um volte-face e vir mesmo aí o fim do Mundo? Poder, pode sempre. Mas se calhar tem que ser com outro vírus que não o SARS-CoV-2. O histórico da covid (e já existe histórico) não indicia que venha a provocar uma hecatombe mundial nem que haja uma segunda onda ou um tsunami. É efectivamente uma doença preocupante, sobretudo para idades mais avançadas (e certos grupos de risco), como infelizmente sucede com muitas outras (e.g., pneumonias). Mas deve ser tratada com racionalidade.

E eu, pessoalmente, temo mais a irracionalidade do que a covid, temos mais a irracionalidade que vê a covid como se fosse a única doença mundial a causar mortes, levando ao histerimo colectivo que, sim, neste caso, deixa morrer sem glória muita gente por colapso dos serviços de saúde, afectando irremediavelmente a vida em sociedade e desgraçando a Economia.

Ah, falo da Economia, não é? Pois bem, de onde acham que aparece o dinheiro dos Orçamentos da Saúe? Ah, e já agora, convém pagar contas para nos alimentarmos e, já agora, para podermos viver. Ah, e lembrem-se, antes disto, havia um Planeta a salvar por causa das alterações climáticas. Lembram-se?



Sem comentários:

Enviar um comentário