segunda-feira, 6 de abril de 2020

DA TENDÊNCIA

A covid-19 aparenta não estar a afectar quase nada a população com idade inferior aos 65 anos. Comparando a média da primeira quinzena de Março com a média a partir de 16 de Março (até 4 de Abril), os óbitos por dia de pessoas com menos de 65 subiu apenas de 39 para 40. Na faixa entre os 65 e 74 anos, a subida é mais significativa em termos percentuais (cerca de 10%) mas em termos absolutos passou de cerca de 44 por dia para 48. Já no caso dos idosos com mais de 75 anos, a situação é um pouco mais preocupante. Na primeira quinzena de Março a média de óbitos diáruios foi de 227 e subiu a partir daí para os 260 (mais 14%), com o máximo a ter sido atingido em 3 de Abril (291 óbitos).
Como já tenho já aqui referido, era suposto que o período posterior a 15 de Março fosse menos mortífero que a primeira quinzena desse mês, o que não se verificou para nenhum dos grupos etários. Em todo o caso, a estabilização da mortalidade nos últimos dias (31 de Março a 4 de Abril), entre 370 e 378 óbitos, pode ser um sinal positivo, e que está em linha com a evolução dos boletins da DGS sobre a covid-19 (mesmo se continuo a julgar que as mortes estão subcontabilizadas).
Nota: Utilizo os dados do SICO, da DGS, apenas até dia 4 de Abril, porque se verificam sempre ajustamentos no dia a seguir à divulgação do último dado. Ou seja, os óbitos ocorridos no dia 5 apenas amanhã serão "definitivos".

Sem comentários:

Enviar um comentário