sábado, 12 de dezembro de 2020

DA ANEDOTA OU DA ALDRABICE

Começa a ser cada vez mais difícil defender uma base científica que explique como, de repente, mantendo-se os casos positivos de covid ainda tão em alta, as outras infecções respiratórias (maioritariamente pneumonias e bronquites, mas também gripes) estejam em níveis tão baixos e ainda a regredir nesta época do ano. E não é coisa pouca: estamos em pleno Dezembro, às portas do Inverno, e nem no pico de um Verão ensolarado e seco alguma vez se teve tão poucas infecções respiratórias. É um autêntico milagre trazido pelo SARS-CoV-2 (ironia!).

Vejam um exemplo recente. Segundo o registo diário do SNS, em 10 de Dezembro houve 4 episódios de gripe !quatro!) e mais 176 outras infecções repiratórias. Total: 180. Em 2019, no mesmo dia, foram registados pelo SNS 418 episódios de gripe e outras 1.925 infecções respiratórias. Em relação á média de 2016-2019, para este dia, o ano de 2020 teve 10% das infecções. Uma queda de 90%... Deixei de hever infecções respiratórias: agora há covid. Deixou de se morrer de pneumonia, bronquites e broncopneumonias: agora só se morre de covid.  

Isto faz-me lembrar as aldrabices que o Ministério da Administração Interna fazia há uns anos com as estatísticas dos incêndios e da área ardida, cujos números eram então bastante "martelados" durante as crises dos fogos florestais. Depois, passada a "tempestade", já com tudo esquecido na opinião pública, sabia-se a verdade. 

Caramba, mas isto não é uma floresta. São aspectos que colidem com a vida em socidade, com a saúde colectiva, com a saúde individual. Convinha não se aldrabar tanto. Convinha saber a verdade. O SARS-CoV-2 é um vírus, microscópico, nem sequer tem costas, e muito menos costas largas. Contem a verdade. A aldrabice, quando mal feita, dá demasiado nas vistas! E raiva. E desconfiança para o futuro. Se querem convenver as pessoas de que a vacina é fundamental, comecem primeiro a falar verdade e a dar informação correcta e de forma transparente.





2 comentários:

  1. Este paiseco é um nojo. Dizem que Dona Graça Freitas teve um teste covid positivo. Dou por certo que foi um modo de a tirar da ribalta onde era incómoda para a governança. Ainda não lhe deram um chuto: nem para baixo (demissão) nem para cima (cargo na EU).
    A ministra que diz cantar a internacional em dias difíceis, não cantou mas chorou (quase todos sabemos que o crocodilo não verte lágrimas). E não disse uma palavra acerca de Dona Graça Freitas.
    Percebe-se a raça — má — destes palhaços.
    Abraço, Pedro
    oliveira

    ResponderEliminar
  2. De facto pode ser um "milagre" trazido pelo covid, ou melhor, pelo facto de existir confinamento, uso de máscara, desinfecção de mãos, distanciamento social, enfim um cuidado como nunca em outros anos houve. Todos estes cuidados não servem apenas para impedir a propagação do covid, incrivelmente são úteis para todas as doenças virais como bronquite e pneumonia viral. Agora pudemos sempre ver estes factores como determinantes para o reduzir extremo dos números ou acreditar em teorias da conspiração bem mais engraçadas e empolgantes, embora perigosas e digamos estupidas escritas por virulogistas doutorados no Facebook.
    Melhores cumprimentos

    ResponderEliminar