segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

DO MUNDO QUE NÃO É IGUAL

Aproxima-se o Natal e, como esperado, política e imprensa salivam, com ar pesaroso, para mostrar serviço no ano de todos os pânicos. E de restrição em restrição, chegaram eles finalmente ao supremo patamar de definirem quantas pessoas entram numa casa (como se as pessoas, mentecaptas, deixassem de poder exercer o livre arbítrio mesmo no interior das suas anteriores "sagradas" paredes), e até quantas podem ir à casa de banho ao mesmo tempo (vd. Bélgica). Argumenta-se que a situação em Dezembro é horrível, nunca vista, vai piorar e assim se justificam. Mas... será que está mesmo o mês de Dezembro a ser o pior da pandemia? Fui ver...

Numa análise rápida (não assim tão rápida, porque tive de analisar a evolução de quatro dezenas de países), fui confrontar a situação do dia 13 de Dezembro (e deste mês) com os períodos anteriores (Março-Junho; Julho-Setembro e Outubro-Novembro). Escolhi os 40 países com mais de 1 milhão de habitantes que apresentam a maior mortalidade acumulada por milhão de habitantes. De entre este, 24 são países da Europa, 7 da América do Sul, 5 da América do Norte, 3 da Ásia e 1 da África.

Tendo como referência a média móvel de 7 dias referente a 13 de Dezembro, mas considerando também os valores ao longo do mês de Dezembro, mostro assim, para cada um destes países, se a situação actual está melhor (Verde), pior (Vermelho) ou sensivelmente igual (Amarelo, sendo que tal significa uma variação para cima ou para baixo de cerca de 15%) quando comparado com  os três períodos anteriores: Março-Junho, Julho-Setembro e Outubro-Novembro. Por outro lado, analisei se os valores de Dezembro constituem, para casa país, um pico (valor mais elevado de mortalidade).

Deixo o quadro para cada um, por si, analisar. Em todo o caso, aqui vos deixo algumas indicações: 

a) Apenas em 15 dos 40 países, o mês de Dezembro é aquele com maior mortalidade, Com excepção dos Estados Unidos, esses países tinham sido poupados na primeira fase da pandemia na Primavera. Em todo o caso, se se analisar a situação dos Estados Unidos, existem muitas diferenças entre os diversos Estados, sendo que os que agora estão a ser mais fustigados tinham sido poupados na Primavera e Verão.

b) Apenas em 12 dos 40 países a situação do mês de Dezembro está a ser claramente pior do que no período Outubro-Novembro Em 15 a situação é relativamente similar, e em 13 a situação é melhor. 

c) Em 14 países a situação em Dezembro (mesmo com o Inverno à porta) é menos gravosa do que foi em Março-Junho. Neste lote de países encontram-se Bélgica, Peru, Itália, Espanha, Reino Unido, França, Chile, Equador, Bolívia, Suécia, Suíça, Holanda, República da Irlanda e Canadá. Estes 14 países estão no top 20, significando assim que a maioria das mortes durante a pandemia ocorrerem na Primavera.

Fonte: Worldometers.

Sem comentários:

Enviar um comentário