quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

DA IGNORÂNCIA, MÃE DO MEDO, O MARIDO DA HISTERIA, ou DA VERDADE, SUA IRMÃ IGNORADA

No ano da pandemia da covid, e de um massacre mediático sem precedentes em que a morte e o pânico se moldou à nossa vivência - como a Igreja fazia na sociedade até ao século XVIII -, afinal fica-se a saber que a percentagem de óbitos em 2020 nos diferentes grupos etários dos maiores de 45 anos foi menor do que em 1995, menor do que foi em 2000 e menor do que em 2010.  Não me recordo de, nesses anos de 1995, 2000 e 2010, assim não tão longínquos, se ter vivido com tanto medo. Podia colocar aqui os gráficos com mais anos para provar que 2020 está a ser um ano pouco anormal, para não dizer normal...

Amanhã mostro-vos a situação para os diversos grupos etários dos menores de 45, só para vos azucrinar o Natal. 

Ah, e caso não saibam: vamos todos morrer... mesmo se mais tarde e em menor quantidade relativa em comparação com a esmagadora maioria dos anos precedentes. Mesmo com a covid por aqui.

Fonte: INE e SICO-eVM. A taxa de mortalidade erm 2020 foi estimada tendo em conta os registos acumulados de óbitos por grupo etário até 20 de Dezembro e assumindo que nos restantes 11 dias do ano a mortalidade diária era equivalente à média dos primeiros 20 dias de Dezembro. A taxa de mortalidade é contabilizada em relação à estimativa da população do ano anterior feita pelo INE.






Sem comentários:

Enviar um comentário