sexta-feira, 8 de maio de 2020

DA VERDADE

Seria muito bom que a Direcção-Geral de Saúde rectificasse os dados que envia para o sistema europeu EuroMomo - e que depois utililza para informar os jornalistas de que a mortalidade em Portugal anda agora dentro do «esperado». NÃO ANDA NADA!
Utilizando os dados da Vigilância da Mortalidade (SICO), que aponta os óbitos registados - repito, os óbitos com certificado de óbito -, continuamos bem acima da média e até bem acima do limite superior do intervalo de confiança (a 95%). Desde 23 de Março que dia após dia tal sucede, com uma única excepção pontual (dia 29 de Abril). O gráfico que demonstra está aqui. Os dados que usei são oficiais... Como dizia o outro: é fazer as contas. E não mentir.
Nota: As bolas vermelhas indicam a mortalidade total por dua registada em 2020, desde Janeiro até 7 de Maio. A linha castanha indica a média de óbitos por dia para o período 2010-2019. A linha verde tracejada indica o limite inferior do intervalo de confiança; a linha amarela a tracejado o limite superior. De uma forma simplificada, TODOS os valores acima da linha amarela significa que temos claramente um excesso de mortalidade, com pouquíssima margem para dúvidas. Se isso acontece sistematicamente num determinado período, de forma consistente, então a experiência dita que temos mesmo um problema. Desta vez não usei médias movéis para que não ser acusado de qualquer manipulação estatística.

Sem comentários:

Enviar um comentário