sexta-feira, 29 de maio de 2020

DA COVID, O MENOR DOS MALES DOS MAIS IDOSOS


Continua a ser difícil fazer análises cruzadas com os dados da DGS, por as suas bases de dados usarem grupos etários distintos, mas vamos lá, mesmo com uma aproximação...
Todos sabemos já que a covid-19 é especialmente precupante para os mais idosos, sobretudo a partir dos 75 anos e, em especial, nos maiores de 85 anos. Segundo a DGS, já terão morrido, até ontem, 929 pessoas por covid com mais de 80 anos, representando 67% do total, i.e., duas em cada três vítimas da covid-19 são idosos com mais de 80 anos. Seria mais conveniente ter esse valor para os maiores de 85 anos,mas vamos admitir que todos estes tenham mais de 85 anos. Significa que a covid-19 vitima muito mais este grupo etário, tendo em conta que, segundo o INE, 40% das mortes por ano são de maiores de 85 anos.
No entanto, tenho também chamado aqui a atenção que se está a assistir a um excedente de mortes não-covid - i.e., óbitos acima do expectável, devido a patologias não-covid mas associadas em certa medida às lacunas da assistência médica no decurso da pandemia (e que tem sido abordado por estudos de investigadores na área da medicina). Ora, esse excedente de mortes está, obviamente, a incidir sobretudo sobre essa faixa dos mais idosos - e os meus apelos têm vindo a ser dirigidos nesse sentido. Ou seja, a covid-19 é importante, mas não é tudo. Não se pode investir tudo, com custos sociais enormes, para salvar idosos da covid para depois os deixar morrer por outras patologias nas semanas ou meses seguintes.
Para ilustrar qual tem sido o peso da covid-19 na mortalidade dos mais idosos deixo-vos o gráfico em baixo que constitui uma aproximação da realidade: mostra a contribuição da covid-19, em termos de percentagem, na totalidade das causas de morte, usando as média móveis de 5 dias.
Note-se que a análise peca por excesso, porque é a razão entre a mortalidade por covid-19 dos maiores de 80 anos em relação à mortalidade total dos maiores de 85 anos. Ou seja, o peso da covid-19 será ligeiramente menor do que o representado. Em todo o caso, a covid-19 nunca terá sido responsável por mais de 15% das mortes totais durante o mês de Abril, e actualmente representa menos de 6%. Ou seja, comecemos a olhar agora também para as outras patologias que nos "levam" 94 idosos em cada 100, mesmo se os outros 6 sejam perdas que nos devam preocupar.




Sem comentários:

Enviar um comentário