quinta-feira, 16 de julho de 2020

O AÇOUGUE DE VELHOS, DE SEU NOME PORTUGAL

Desculpem-me o título; não é desrespeito, é irritação. Diziam-nos que ia tudo e iam todos ficar bem. Que o sacrifício valia a pena. Pois sim. Muitos dos idosos que acreditaram que as suas vidas eram importantes, já se finaram. Não de covid, mas de outras "coisas" que deixaram de ter importância para o SNS.

Isto agora acho que só vai com "bonecos", mesmo se fruto de análises.O gráfico mostra a mortalidade diária dos maiores de 85 anos deste mês de Julho,separando as mortes por "coisas" que já não interessam das mortes por covid. Notem que as mortes diárias por covid até estarão exageradas, porque a DGS faz o favor de usar grupos etários diferentes no SICO e nos boletins da covid (para confundir). Observem o " peso" da covid, mas sobretudo comparem as barras (com as duas cores) e a linha (que marca a média para cada dia no período 2009-2019). Era expectável morrerem cerca de 100 idosos por dia; vejam onde a coisa anda. O excesso de mortes é de quê? Não se sabe. É de "coisas" que agora não interessam, dirá a DGS e o Governo, e muitos que parecem ver a covid como a única doença que nos torna mortais.

Portanto, continuemos, candidamente, a tratar da covid, e a deixar tudo o resto destroçar-se: o SNS, a Saúde Pública, a Economia, as nossas vidas. E não culpem o SARS-CoV-2, que esse está a borrifar-se.


1 comentário:

  1. Pelos vistos, já deveria ter-me despedido de todos, o que faço agora. Fico apenas com uma curiosidade, qual será a causa-mortis que irão atribuir-me? Um resfriado que transformou em pneumonia? Um ataque do coração quando vi o material que iria "tratar-me"? Covid 19? :( Bye Bye

    ResponderEliminar