sexta-feira, 18 de setembro de 2020

DO BOLETIM DA DESGRAÇA (16 de Setembro) OU DO QUE NÃO SE REVELA NOS NÚMEROS DA COVID

Porque o Governo e a imprensa nos vai inundar com números da covid, auxiliada por uma zelosa Propaganda Mediática (leia-se,imprensa), vou começar a apresentar, espero que diariamente, um boletim próprio que apresentará os dados mais relevantes da mortalidade total referente sempre ao dia N-2 (ou seja, anteontem em relação ao dia em que se publica, para haver maior estabilidade dos números de óbitos totais no SICO-eVM). 

Destacarei apenas, em dois gráficos distintos:

1) mortalidade total do dia em causa, a média de 2009-2019, o número de óbitos registados por covid e o excesso de mortalidade não-covid.

2) mortalidade média e excesso de mortalidade, em função da média (2009-2019) para os grupos etários menos jovens (65-74 anos; 75-84 anos e maiores de 85 anos).

A análise estatística é simples e tem como mero objectivo alertar, de uma forma rápida, sempre que ocorrem excesso de mortalidade não explicada pela covid. Julgo ser necessário tendo em conta a urgência de repor o SNS em condições normais. O excesso de mortalidade não-covid é, neste momento, é a nossa pandemia principal.

Em todo o caso, quando publicar estes boletins diários não farei, em princípio, grandes comentários. Cada um que retire as suas conclusões.




Sem comentários:

Enviar um comentário