quarta-feira, 12 de agosto de 2020

DA INSTALAÇÃO DO MEDO: DA INDIFERENÇA AO PÂNICO EM DOIS PASSOS E ALGUMA ESTATÍSTICA

Não nego que a covid-19 seja uma doença perigosa para os mais idosos... mas imaginemos que, em 2018 (uso esse ano, porque ainda não estão disponíveis os dados de 2019), o Ministério da Saúde fazia conferências de imprensa a anunciar as mortes por pneumonias e por bronquites virais e bacterianas.

Vamos imaginar mas ser realistas e colocar mesmo dados reais (e oficiais). Em Março de 2018 ter-se-ia anunciado, em média, 24 óbitos por dia de pneumonias e bronquites (foram seis por covid por dia nesse mesmo mês, este ano). Em Abril de 2018 mais 19 mortes por dia de pneumonias e bronquites (27 por covid no mês homólogo de 2020). Em Maio seriam mais 16 mortes diárias por bronquites e pneumonias (13 mortes por covid nesse mês de 2020). Em Junho outras 14 mortes diárias por pneumonias e bronquites (apenasn cinco por dia em mês homólogo deste ano à conta da covid). E, por fim, em Julho de 2018 ter-se-ia anunciado 11 mortes diárias por pneumonias e bronquites (apenas cinco por dia por covid no mês homólogo deste ano).

Se se fizesse o balanço em termos relativos, anunciar-se-ia em 2018 que, entre Março e Julho, as mortes por pneumonias e bronquites virais e bacterianas representavam 5,6% das mortes totais. A covid, este ano, para o período homólogo, representou 3,5% do total das mortes.

Aquilo que deixo aqui como reflexão é o seguinte: que mudou entre 2018 e 2020 para se ter passado da indiferença total em relação às mortíferas pneumonias e bronquites (e que matam ainda mais no Inverno) para um exacerbado pânico por causa da covid? Foi a (des)informação ou a deturpação da informação?

Nota 1. Ainda não existem dados de mortalidade por pneumonias e bronquites para os meses em análise para o ano de 2020, embora seja previsível uma redução da ordem dos 2/3 em linha com a reduçãos dos casos notificados destas doenças na DGS.




Sem comentários:

Enviar um comentário