segunda-feira, 10 de agosto de 2020

DA ANÁLISE NECESSÁRIA: O "MILAGRE PORTUGUÊS" IGUALA O "DESASTRE SUECO", MENOS NA ECONOMIA

Ainda há poucos dias, o Público (outrora jornal de referência) noticiava que «o PIB sueco cai[u] 8,2% no segundo trimestre», como se Portugal estivesse num mar de rosas (o PIB do nosso país caiu um "poucachinho" mais: uns estonteantes 16,5% no mesmo período).

Enfim, já todos sabem: desde Março, a imprensa (e a portuguesa em grande destaque) atacou ferozmente a estratégia sueca de um "lockdown" suave. A narrativa da nossa imprensa foi sempre de mostrar a Suécia como um país irracional e egocêntrico. Pouco valia a "defesa" das autoridades suecas sobre o facto de se estar perante uma maratona e não um sprint.

Bom, na verdade, acho que ainda estamos a meio da maratona, mas como encontrei dados estatísticos sobre a mortalidade total da Suécia, fui fazer comparações com Portugal.

Pois bem, contabilizando a mortalidade desde 1 de Março até 31 de Julho, basicamente estamos praticamente iguais neste aspecto, mas com uma tendência pior para Portugal. A Suécia, embora tenha tido um pico bastante significativo na mortalidade total até meados de Abril, começou de forma consistente a reduzir os números, de sorte que desde Julho os óbitos totais estão abaixo da média dos últimos cinco anos.

Por sua vez, Portugal não se teve um pico de mortalidade total tão exacerbado em Abril, mas tirando um par de dias em Junho,tem estado sempre bastante acima da média, ou seja, sempre com excesso de óbitos, com particular evidência em finais de Maio e durante todo o mês de Julho. 

Resultado disto, somando tudo: a Suécia registou, entre Março e Julho, um excesso de mortalidade de 13,5% em relação à média; Portugal um excesso de mortalidade de 12,9%. Em termos absolutos,o excesso de mortalidade em Portugal é já superior (também por força de um maior envelhecimento populacional). No nosso país, entre Março e Julho morreram mais 5.667 pessoas do que a média; na Suécia mais 4.912.

Conclusão: a meio da maratona, estamos a ficar pior do que a Suécia em termos de mortos. Do ponto de vista da Economia nem se fala. E do ponto de vista da Saúde Pública (e Mental) é melhor estar calado. Quem ainda continua a achar que somos um "milagre"?

Nota: Os dados da mortalidade na Suécia podem ser consultados aqui: https://www.scb.se/en/finding-statistics/statistics-by-subject-area/population/population-composition/population-statistics/ . Os dados da mortalidade em Portugal podem ser consultados aqui: https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-a_total . Para ambos os valores médios foram calculados para o período 2015-2019 (período disponível nas estatísticas suecas). O excesso de óbitos foi calculado deduzindo os óbitos totais no período de 2020 com a média. Para a elaboração do gráfico considerou-se a média móvel de 5 dias, tendo-se padronizado a mortalidade de Portugal (em relação à Suécia). A padronização permite uma correcção muito ligeira face à estimativa da população de ambos os países (10.295.909 habitantes em Portugal em 2019, segundo estimativas do INE; e 10.336.510 habitantes, segundo estimativas do CBS de Janeirode 2020). A maior mortalidade média em Portugal deve-se a uma maior taxa de mortalidade, por via de um maior envelhecimento. Note-se, contudo, que a leitura do gráfico deve ser feita comparando sobretudo os valores de 2020 com a média respectiva para cada país).



Sem comentários:

Enviar um comentário