terça-feira, 30 de junho de 2020

DO ANDAR A DORMIR NA FORMA

Ao longo destes meses de acompanhamento da covid-19 em Portugal, não páro de me admirar como tantos epidemiologistas, técnicos de saúde pública, investigadores, políticos e jornalistas não conseguem detectar situações atempadamente, e parecem sempre ser apanhados desprevenidos, tratando depois de arranjar justificações esdrúxulas e bodes expiatórios.

Eu, que não sou especialista em saúde pública, nem epidemiologista, sempre que me dou ao trabalho de olhar para os números (e sou só uma pessoa, com informação limitada, até porque a DGS se recusa a conceder-me acesso aos microdados anonimizados sobre a covid-19), descubro sempre que a Estatística "grita a plenos pulmões", sempre a tempo e horas, mas não há nunca nenhum responsável disponível a ouvi-la.

Isto apenas como intróito, ou lamento, sobre aquilo que o quadro, em anexo, mostra: a evolução do número médio diário de casos positivos por período desde Abril na Grande Lisboa.

Na primeira semana de Junho houve uma "explosão" de casos no concelho de Sintra, que passou para 63 por dia, quando na 2ª quinzena de Maio tivera apenas 20. Ninguém viu isto? Que intervenções da Saúde Pública houve?

Curiosamente, só na última semana (22-28 de Junho) se tem vindo a verificar um aumento nos concelhos de Cascais, Lisboa, Odivelas e Oeiras.


Sem comentários:

Enviar um comentário