quarta-feira, 10 de junho de 2020

DA OUTRA PANDEMIA QUE NÃO PÁRA

Começa a ser exasperante ver os dias a passar, o número de vítimas da covid-19 a reduzir, mas não há volta a dar:a mortalidade continua elevada. E não há uma palavra do Ministério da Saúde sobre isto. Não há perguntas dos jornalistas em conferências de imprensa que tratam de falar ad nauseum de 3% ou 4% das mortes em Portugal. Acordem: a vida & morte também é covid. Mas é muito mais. E para esse muito mai há muito para fazer.

Nota: O excesso de mortalidade desde 16 de Março (com referência à média de 2010-2019) é de 3.776 óbitos. Houve 1.492 vítimas por covid. Restam, para explicar o excesso, 2.284 óbitos, de maleitas diversas. Um importante foi a onda de calor de Maio (vejam aquele alto no gráfico).


1 comentário:

  1. Demorou muito mais do que eu pensava, mas espero começar a mostrar diariamente em covid-pt.blogspot.com alguma informação sobre o excesso de mortalidade em Portugal durante a pandemia. Neste post explico os métodos usados (https://covid-pt.blogspot.com/2020/06/mortalidade-por-covid-e-mortalidade-por.html). Mais informação relativa à parte geográfica se seguirá, assim que puder. Obrigado pelo seu blogue!

    ResponderEliminar