sexta-feira, 5 de junho de 2020

DA AVALIAÇÃO DO CONFINAMENTO - A PROVA DOS 9

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) continua sem me conceder acesso à base de dados sobre a vigilância da covid-19, mas isso não me impediu (quando era jornalistas sofri bloqueios similares) de fazer análises, mesmo que com muito mais trabalho. Hoje apresento uma parte de uma análise (a parte integral incluirei num trabalho de uma UC do doutoramento no ISCTE) sobre os efeitos do confinamento e desconfinamento, tendo em contas as seguintes datas, que surgem nos gráfios em baixo:

A - Declaração do Estado de Emergência (EE) com confinamento (18 de Março)
B - Segunda declaração do EE (2 de Abril)
C - Terceira declaração do EE (17 de Abril)
D - Primeira fase do desconfinamento e Estado de Calamidade (EC) - 4 de Maio
E - Segunda fase do desconfinamento e prorrogação do EC - 18 de Maio 
F - Terceira fase do desconfinamento e segunda prorrogação do EC - 1 de Junho

Apresento apenas três gráficos. O primeiro mostra a evolução da mortalidade diária (média móvel de 7 dias) apenas a partir do dia 30 de Março (apenas a partir de 24 de Março a DGS começou a discriminar os óbitos por grupos decenais). Como se mostra visível, a faixa dos maiores de 80 anos é o grupo mais sensível, representando ao longo do tempo uma fatia de cerca de 67%, ou seja, cerca de dois em cada três óbitos são de idosos desta faixa etária Saliente-se que, por norma (e sem covid-19), em termos de mortalidade total cerca de 40% dos óbitos são de pessoas com mais de 80 anos. Conclui-se facilmente que a protecção dos idosos é a "chave-mesta" para evitar mortalidades elevadas.

O segundo gráfico mostra a variação dos casos positivos nos maiores de 80 anos, porque foi aqui que mais se falhou. Com efeito, mostra-se por demais evidente que as medidas de confinamento não deram resultado para este grupo dos mais idosos, durante longas semanas: o pico foi atingido apenas no dia 11 de Abril (com 159 casos positivos), ou seja, 24 dias após o primeiro confinamento. Para se ter um termo de comparação, deixo aqui os picos de casos positivos e a data para os outros grupos etários:

0-9 anos - 11 de Abril (17 casos positivos) - apresento o gráfico para se evidenciar a diferença.
10-19 anos - 22 de Abril (25 casos)
20-29 anos - 23 de Abril (85 casos)
30-39 anos - 2 de Abril (115 casos) 
40-49 anos - 2 de Abril (144 casos)
50-59 anos - 2 de Abril (144 casos) - Nota: esta faixa etária foi muito similar à anterior
60-69 anos - 1 de Abril (106 casos)
70-79 anos - 1 de Abril (82 casos)

E é tudo por agora.




Sem comentários:

Enviar um comentário