sexta-feira, 17 de abril de 2020

DO IMPACTE DA COVID NOS MAIORES DE 75 ANOS (primeira análise etária)

Nos próximos dias vou aqui colocar análises desagregadas da mortalidade (e sobretudo da taxa de mortalidade, que tem em conta a população de cada grupo etário) desde o início do ano para cada faixa etária. O período em análise vai de 1 de Janeiro a 15 de Abril, sendo confrontado o ano em curso com a média dos últimos seis anos (2014-2019). Foi calculado o intervalo de confiança a 95% para encontrar os valores mínimos e máximos expectáveis, de modo a saber como está a decorrer onível de mortalidade ao longo de 2020 e sobretudo como decorreu o primeiro mês desde que foi anunciada a primeira morte por covid-19 (16 de Março). A taxa diária média de mortalidade foi calculada em função da estimativa da população em 2018 para cada faixa etária, de acordo com os dados do INE.
Começo hoje com a faixa etária dos maiores de 75 anos, que foi, e continua a ser, a mais afectada pela covid-19. Note-se que para a faixa etária dos maiores de 75 anos, o INE estimou uma população de 1.266.775 pessoas. Como podem observar no gráfico, ainda na segunda semana de Março a mortalidade começou a aumentar significativamente, com registo de valores bastante acima do máximo do intervalo de confiança. Observa-se, contudo, um ligeiro decréscimo na segunda semana de Abril.
Apesar do acréscimo a partir de Março, os níveis de mortalidade, mesmo em Abril, estão abaixo dos observados em Janeiro. Ou seja, proventura devido ao confinamento, a mortalidade causada nesta faixa etária pela covid-19 (e por outras doenças) foi, até agora, inferior à causada pelo último surto gripal (e por outras doenças), que, como se sabe, foi pouco intensa.
Obviamente, convém que as comparações sejam feitas com o período homólogo (a mortalidade em Janeiro é sempre muito superior à de Abril). E, nessa medida, a mortalidade na segunda quinzena de Março e na primeira quinzena de Abril, a taxa de mortalidade para os maiores de 75 anos foi bastante mais elevada em relação à média do período homólogo. No caso da segunda quinzena de Março, o aumento da taxa de mortalidade foi de 15,4% e na primeira quinzena de Abril foi de 21,3%.
Em termos absolutos, observou-se um acréscimo de mortalidade na segunda quinzena de Março para este grupo etário de 546 pessoas,subindo para 691 pessoas na primeira quinzena de Abril. No entanto, como os meses de Janeiro e Fevereiro, bem como a primeira quinzena de Março deste ano, foram bastante menos mortíferos do que a média, no total o ano de 2020 regista apenas, para este grupo etário, um excesso de 31 mortes.
Em suma, não estando aqui em análise uma comparação de cenários (i.e., confinamento vs. não confinamento, porque este último é contrafactual), a covid-19, mesmo estando a ser muito mais letal para a faixa dos maiores de 75 anos, não está a atingir em Portugal proporções calamitosas para os mais idosos.


Sem comentários:

Enviar um comentário