quinta-feira, 23 de abril de 2020

DA COVID NA IBÉRIA - ANÁLISE AO "MILAGRE" LUSITANO

Consta por aí, e no estrangeiro, que, na Ibéria, Portugal é um "milagre", porquanto a Espanha conta com uma taxa de 391 óbitos causados pela covid por milhão de habitante e o nosso país contabiliza "apenas" 80 óbitos por milhão.
Por isso, decidi olhar com mais detalhe para os números por região ou comunidade autonómica. Ora, conforme se pode observar no quadro e gráfico, na Espanha encontram-se situações particularmemnte graves nas comunidades autonómicas de Madrid, Castela-Mancha e La Rioja (rondando ou estando acima de mil óbitos por mihão de habitantes), seguidas de Castela e Leão, Navarra, Catalunha, País Basco e Aragão.
Contudo, já as comunidades da Galiza (139 óbitos por milhão) e da Andaluzia (128) estão praticamente ao nível da nossa região Norte (133), e pouco acima da região Centro (110). Excluindo pequenos territórios espanhóis, a comunidade de Múrcia (83 óbitos por milhão) tem uma incidência quase semelhante à média de Portugal (80).
Em conclusão, embora felizmente a níveis diferentes de Espanha, também no nosso país continua a registar-se uma significativa distinção de casos entre regiões. A incidência da mortalidade na região Norte e Centro não devem ser minimizada. Portugal está longe de poder ser catalogado de "milagre". Parece-me antes um país que, globalmente, está a "safar-se" razoavelmente, mas com algumas regiões a merecer contínua vigilância.
Nota: Para os cálculos, usaram-se as estatísticas populacionais do INE-Espanha (estimativas de 2019) e INE-Portugal (estimativas de 2018), bem como os boletins de hoje sobre a covid da DGS (Portugal) e do Ministério da Saúde de Espanha.



Sem comentários:

Enviar um comentário