sexta-feira, 24 de abril de 2020

DO FAZER AS CONTAS


O Estado de Nova Iorque fez, através de rigorosa amostragem, testes serológicos que revelaram que cerca de 14% da população teve contacto com o SARS-CoV-2, criando anti-corpos. Esse valor não varia muito, conforme imagem, com a idade, pelo que acaba por mostrar duas coisas: o confinamento foi tardio, mas a letalidade, sendo elevada, não é catastrófica, e muito menos na população activa. A análise foi apresentada ontem, com seriedade, pelo governador Andrew Cuomo.


Se extrapolarmos para Portugal - e daí a grande urgência de se fazer estes testes no nosso país -, significa que 1,4 milhões de pessoas terão já sido contaminadas pelo coronavírus. Como morreram, até agora, 854 pessoas, então a letalidade, em vez de uma assustadora taxa de letalidade de 3,7% (854 óbitos em 22.797 casos positivos), é afinal de apenas 0,06% (854 óbitos por 1,4 milhões de contaminados). Isto muda TUDO.

E o que diz a nossa Directora-Geral da Saúde? Sim, aquela senhora que dizia que não se devia usar máscaras, depois que sim, que até em locais fechados, e que depois afinal podem os deputados não usar no Parlamento porque é arejado... Diz que as notícias sobre testes serológicos «não são muito animadoras». Ainda bem que não temos nenhum Trump ou Bolsonaro entre nós, mas convinha não ficarmos satisfeitos só por isso.




Sem comentários:

Enviar um comentário