domingo, 6 de setembro de 2020

DO AMOR DA SUÉCIA AOS VELHOS

O título é provocatório, porque acredito que todos os países, e sociedades, amam os mais idosos, mas usei-o como contraponto ao que sucedeu, durante meses, em relação à suposta péssima e desumana estratégia da Suécia no combate à covid e na protecção aos idosos.

Focados e obcecados pela covid, a Propaganda Mediática (leia-se, imprensa) tem vindo a esquecer sistematicamente que a covid-19 não é a única doença mortal, nem sequer a mais mortal até no grupo mais sensível.

Hoje, publico a terceira análise comparativa entre Portugal e a Suécia, e (oh! surpresa!), apesar da mortalidade por covid naquele país escandinavo ser mais de três vezes superior à do nosso país (5.835 vs. 1838), na verdade quando se analisa os óbitos de todo o ano para a população com idade superior a 65 anos, o caso muda completamente de figura.

Entre Janeiro e 25 de Agosto, morerram na Suécia 28 pessoas com mais de 65 anos por 1.000 pessoas desta faixa etária; no caso português foram 30 pessoas. Mais duas, mas notem que é por 1.000 pessoas.Se se padronizar a população mais idosa de ambos os países para os 2.000.000 habitantes (cada um deles têm um pouco mais), significa que em Portugal morreram este ano mais 3.250 pessoas com idade superior a 65 anos, o que significa que, contas feitas, Portugal teve, para este grupo etário, 5,8% mais mortes do que a Suécia desde o início do ano. Quem cuida, afinal, melhor dos seus idosos?

Na verdade, conforme se observa no gráfico, com a evolução mês a mês, apenas em Abril, no pico da pandemia, a Suécia apresentou uma mortalidade na faixa dos maiores de 65 anos superior a Portugal. Em todos os outros meses, muito menos mortes na Suécia.

Mas, pronto, o que parece contar é se se morre ou não de covid, porque, por certo, os idosos que morrerm das outras demais doenças e afecções (vejam a impressionante diferença em Julho entre os dois países; uma silenciosa hecatombe em Portugal) estarão agora prestes a ressuscitar, ou então a gozar um lugar especial no Paraíso.

Portanto, continuem a achar que os suecos se borrifam para os velhos; continuem a achar que a estratégia portuguesa é a melhor; continuem a achar que não há problema de continuar a adiar consultas, exames e cirurgias.



2 comentários:

  1. Excelente desmontagem de um dos principais argumentos dos que atacam a Suécia quando é usada para comparar com Portugal. Muito obrigado

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, fico feliz que ainda existam pessoas que não foram atacadas pela parvoíce colectiva. Muitos parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar