quarta-feira, 23 de setembro de 2020

DO SERVIÇO PÚBLICO

Tendo os jornalistas, por omissão ou intenção, trocado o seu papel de jornalistas pelo de tarefeiros da Propaganda Mediática, em prol da segunda onda de pânico colectivo, do colapso económico, da hecatombe das relações humanas e do morticínio por outras doenças e afecções, tenho-me virado para as minhas próprias análises.

Como em mais seis meses de pandemia não vi ainda esta contextualização em nenhum, nem um, órgão de comunicação social, deixo-vos aqui, com data final referente a 21 de Setembro, três "simples" gráficos:

a) A taxa de incidência da covid por grupo etário, medida em função dos casos positivos por 100 habitantes no respectivo grupo etário (usando as estimativas populacionais do INE);

b) A taxa de letalidade da covid por grupo etário, medida em função das mortes por 100 casos positivos no respectivo grupo etário;

c) A taxa de mortalidade da covid por grupo etário, medida em função das mortes por covid por 100 habitantes no respectivo grupo etário.

Tenham em consideração que as "vírgulas" a separar as unidades das casas decimais estão correctas.

E tirem as vossas conclusões.

P.S. Claro que há muita gente que vai olhar para estes gráficos e manter-se em pânico. Se assim for é um sinal de entenderem pouco de matemática. Ou então são hipocondríacos.





2 comentários:

  1. Excelente resumo. É destes dados que precisamos saber e divulgar. Do que depender de mim, este blog será bem divulgado.

    Parabéns
    Luís Santos

    ResponderEliminar