segunda-feira, 13 de julho de 2020

DA BALDA, DO DESCALABRO NOS LARES DE IDOSOS E DA IGNORÂNCIA POLÍTICA EM FAZER CONTAS

Parece que o Ministério da Saúde está «satisfeito» porque «só» há 153 lares de idosos, num total de 2.526, com casos positivos de covid-19. Ora, na verdade, isto é assustador! Por duas razões: 1) o valor é elevado; 2) a DGS nem parece aperceber-se que é elevado.

Se se fizer contas, isto significa que em Julho temos 6,06% dos lares com casos de contaminação. Extrapolando para os domicílios habituais (existem,segundo o INE, 5.954.548 alojamentos familiares), se houvesse também essa taxa de contami
nação de 6,06% no «exterior»,significaria a existência de 360.845 casos positivos na população geral, e isto assumindo apenas um caso por alojamento.

Ora, como felizmente, isso não sucede (desde Março temos 43 mil casos positivos), apenas se pode concluir uma coisa: os lares, onde estão as pessoas mais vulneráveis (os muito idosos, já com muitas morbilidades), continuam sem estar devidamente protegidos. E o Ministério da Saúde parece nem sequer ter consciência da gravidade da situação. Como tenho vindo a repetir, controle-se as contaminações nos lares e as mortes vão descer para valores próximos do zero.


Sem comentários:

Enviar um comentário