sexta-feira, 24 de julho de 2020

DO CALOR QUE DESGRAÇA AINDA MAIS UMA DESGRAÇA

Hoje tenho um gráfico um pouco mais complexo de análise (embora simplificado), mas que mostra bem a nossa triste realidade. Este pode vir a ser "o Verão do nosso descontentamento"

Como alguns talvez saibam, os nossos serviços de Meteorologia (IPMA) têm um modelo que calcula (como previsão) o Índice Ícaro, que permite saber se será expectável, nos dias seguintes, um excesso de óbitos por causa do calor.

Desde o dia 5 de Julho, este indicador (barras amarelas) tem estado positivo (e em alguns dias com valor algo elevado), o que fez disparar as mortes (parece que os avisos para a DGS servem de pouco). Porém, aquilo que uma análise mais detalhada mostra, conforme se visualiza no gráfico, é um persistente excesso de mortalidade desde início de Maio, e com variações ainda mais para cima, de forma exacerbada, quando o Índice Ícaro fica positivo mesmo em valores pequenos, como no final de Maio (área a rosa indica as variações diárias, sendo que valores acima de 0 significam excesso de óbitos em relação à média; a linha vermelha é a média móvel de 5 dias para o ano de 2020).

Mesmo quando se usam intervalos de confiança (não coloco aqui os gráficos, porque ficaria de difícil leitura; poderei colocar em comentário se assim desejarem), continua a ser bastante visível um grande excesso de mortalidade no período.

O EXCESSO de mortalidade total desde 1 de Maio até 23 de Julho é de 3.538 óbitos (com intervalo de confiança, a 95%, entre 2.219 e 4.857 óbitos). A covid é apenas responsável por 705 mortes neste período.

Analisando tudo o que se tem passado, e reflectindo sobre o que tenho escrito, considero que a grande fragilidade física e emocional, sobretudo dos mais idosos, e decorrente de um mau planeamento da assitência médica na obsessiva luta contra a covid, está a contribuir para um exacerbamento da mortalidade em tempo quente, O sol apenas é assim a última gota que faz transbordar o copo de muitos... até à tumba.


1 comentário:

  1. Qual é a taxa histórica de mortalidade de faltar à consulta? Alguém sabe?

    ResponderEliminar