sexta-feira, 1 de maio de 2020

DO DESCONFINAMENTO TERRITORIAL NUM PAÍS QUE NÃO É IGUAL

Se o "desconfinamento" vai ser gradual por sectores de actividade, questiono-me porque terá de ser semelhante para todo o território.
Os mapas que aqui apresento revelam como, em plena crise da covid, os diversos concelhos de Portugal se "comportaram" em termos de variação da sua taxa de mortalidade total (em função da média) no período compreendido entre 16 de Março e 23 de Abril. Como podem observar, a sul do Mondego, a variação não foi, sobretudo nos concelhos de maior dimensão (AML, p. ex.), muito significativa, o que o indica que a covid não foi muito incisiva.
Contudo, em muitos concelhos do Centro e Norte litoral, com particular preocupação na região norte do distrito de Aveiro, a variação da taxa de mortalidade foi impressionante.(cores vermelho escuro e vermelho), prolongando-se em alguns núcleos dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo.Existem também focos relevantes em distritos de interior, embora menos povoados, e acredito que o problema da covid incidiu sobretudo em lares. Uma parte considerável destes municípios tiveram acréscimo de mortalidade em relação à média superior a 50% (vermelho escurio) e 30% (vermelho)
Ignoro se foi feito algum estudo, com dados mais recentes, e detalhados, que comprovem que o surto de covid sobretudo na região Norte está controlado. Convinha saber isso. Convinha haver essa garantia. De contrário, podemos estar a dar um passo em frente para daqui a nada nos vermos a dar dois atrás com o pânico a aumentar. Não podemos lidar com isto apenas por decreto, mas com ciência. Seria mais sensato, na minha opinião, que, além de um levantamento faseado por sector, houvesse um levantamento faseado por região.
(Bem sei que vão clamar que isso seria discriminar a população em função da região. Também convém acrescentar que não estou a defender uma discriminação territorial, mas sim uma ponderação de um misto entre faseamento territorial e sectorial, e desde que baseado em estudos e análise de risco).



Sem comentários:

Enviar um comentário