terça-feira, 19 de maio de 2020

DO NEW YORK TIMES, QUE ESTRAGA A PERFOMANCE DE PORTUGAL

Leiam a citação e vejam os quadros: os números não fogem nada dos cálculos que eu tenho vindo a apresentar. Portugal surge com um excesso de mortalidade de 16% entre 16 de Março e 26 de Abril, cerca de 1.000 óbitos a mais não explicados pela covid (ou seja, por falta de tratamento para outras afecções). Ou seja, confirma que há uma pandemia no nosso SNS pior do que a covid (que até àquela data tinha matado 903 pessoas), como tenho vindo a dizer... Para horror dos que zurziram em mim pelas comparações com os "frios" suecos, o excesso de mortalidade na Suécia é de 28%, mas os óbitos por falta de tratamento cifram-se em apenas 400. E isto, como tenho vindo a repetir, não é uma corrida curta. A mortalidade na primeira quinzena de Maio continuou, em Portugal, muito acima da média, sobretudo na população com mais de 85 anos..

«Over the last two months, far more people have died in most of these countries than in previous years, The New York Times found. The totals include deaths from Covid-19 as well as those from other causes, likely including people who could not be treated as hospitals became overwhelmed.»

Sem comentários:

Enviar um comentário