sexta-feira, 27 de março de 2020

DO COLAPSO DO SNS ou ADENDA MUITO PREOCUPANTE AO 1º BOLETIM

Regresso ao tema. Se há muita gente em pânico com o coronavírus, eu estou a começar a ficar mais preocupado com o impacte indirecto no sistema de saúde pública. Se os números oficiais da covid-19 estiverem correctos, então o SNS está a colapsar e a não dar satisfação aos cuidados de saúde dos mais idosos em geral, que, não morrendo de covid-19, estão a morrer de outras afecções. Os números da mortalidade nas faixas mais idosas começam a mostrar uma tendência muito assustadora!
Com efeito, estive agora a analisar a mortalidade por faixa etária e a comparar a primeira quizena de Março com o período 16mar-26mar, e confrontar com o ano passado (testarei com outros anos mais tarde).
Pois bem, o anormal acréscimo de mortalidade está quase todo concentrado na faixa dos maiores de 75 anos, o que não sendo surpreendente em si, é muito preocupante pela dimensão. Desde 16 de Março registaram-se 250 óbitos por dia de pessoas com mais de 75 anos, que confronta com 226 óbitos diários na primeira quinzena. Para este faixa etária, no ano passado registaram-se 237 óbitos diários na primeira quinzena, descendo depois para 217 óbitos por dia no período 16mar-26 mar.
Esta evolução muito preocupante para a faixa etária mais idosa (um acréscimo de mortalidade diária entre as duas quinzenas de 10,6% quando no ano passado se verificara um decréscimo 8,5%) não encontra paralelo com as outras faixas etárias que apresentando, em alguns casos, mesmo valores diários inferiores aos do ano passado. Por exemplo, na faixa etária dos 55-64 anos o período 16mar-26mar deste ano regista menor mortalidade (21 óbitos por dia) do que a registada na primeira quinzena de Março (24), o que parece revelar que a quarentena está a salvar vidas neste grupo (por via, porventura, da redução de acidentes no trabalho).

Nota: O gráfico tem o início da escala a partir dos 200 óbitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário