segunda-feira, 2 de novembro de 2020

DO PEDIDO DE CHAMADA DE UM ADULTO À SALA PARA PÔR ORDEM NA LOUCURA

O gráfico que apresento é muito simples. Mostra a mortalidade média diária em Outubro para todos os países da UE, mas padronizada à população portuguesa, para se ter um melhor termo de comparação.

Como se tem visto, na QUASE generalidade dos países, o mês de Outubro apresentou um forte agravamento da mortalidade (e ainda mais dos casos positivos), embora em níveis mesmo assim inferiores a Abril, com algumas excepções sobretudo de países de Leste.

No entanto, chamo apenas a atenção para uim "pormenor", que afinal é essencial: os países com melhor desempenho (Finlândia, Suécia e Estónia) são APENAS aqueles que incluem estratégias racionais SEM uso obrigatório de máscaras.. Bem sei que as máscaras foram eleitas como uma espécie de crucifixo para afugentar o demónio, mas talvez não fosse errado olharmos para as estratégias dos três países nórdicos e olhássemos para aquilo que políticos histéricos nos andam a fazer. Lembrem-se do que sucedeu em Abril com a histeria dos ventiladores que, afinal, está agora a concluir-se, mataram mais do que salvaram, porque se andou a entubar tudo e mais alguma coisa.

Acho, sinceramente, ser tempo de chamar adultos à sala.

P.S. E nunca esperem que Froes & Ca. Lda. venham sequer um dia admitir que estavam equivocados, e muito menos que estavam profundamente errados. Jamais. Pelo contrário.

Fonte: Wotldometers para obtenção da mortalidade de cada país, tendo depois sido feita a padronização para a população portuguesa (cerca de 10,2 milhões de habitantes).




Sem comentários:

Enviar um comentário