terça-feira, 4 de agosto de 2020

DA FALTA DE EMOÇÃO PARA O EXCESSO DE MORTES

Ontem viu-se um quase choroso secretário de Estado da Saúde comover-se pelas zero mortes por covid-19. Pela primeira vez, a mortalidade diária acumulada devido à covid, não se mexeu. Festa no Governo! Vendida uma vitória, e arrancada com emoção.

E agora? Bom, já que Lacerda Sales se portou como um secretário de Estado da Covid, precisamos agora de um secretário de Estado da Não-Covid. E para quê? Ora, para que aquela mancha vermelha dos dois gráficos, ali em baixo, já bastante gorda, não engorde ainda mais.

Vejam bem a mancha vermelha do primeiro gráfico. Eu sei: são números, são estatísticas! Merda! São pessoas! Representam pessoas que foram morrendo fora de tempo, porque, enfim, só houve Ministério da Covid, e o Ministério da Saúde suspendeu funções por tempo indeterminado. São pessoas que, contas feitas (sempre as contas para chatear), terão sido provavelmente 4.831 desde 16 de Março até 31 de Julho. E isto para além de todas as outras, em número de 38.158, que, pelas leis da vida já se esperava se finarem neste período de tempo (e representadas pela linha verde do primeiro gráfico). A covid causou, neste período, 1.373 óbitos. É pouco? Não, é muito! É muito e é também 24% do excesso total de mortes no período. E é muito, mas também é 3,9% do total das mortes no período. Em Julho correspondeu apenas a 1,5%.

Independentemente da perigosidade da covid, o Governo portou-se como se a pandemia fosse a única causa que nos torna mortais. Não me venham dizer que não posso culpar o Governo. Posso sim: António Costa garantiu em Março que não ia faltar nada ao SNS. E falta, faltou e vai faltar muito. Mesmo muito. E com custos em vidas. Não me canso de repetir: a suspensão de consultas, de diagnósticos, de exames, de cirurgias e de outros actos médicos, o pânico alimentado que provocou fugas às urgências, e a incapacidade de simultaneamente garantir seguranças mas calor humanos aos idosos, tudo isto, causou, causa e causará mortes, sobretudo se temperado com temperaturas elevadas no Verão (e sem qualquer acção médica contingencial). E não são nem serão poucas. Por agora, são mais de 4.800, mas pela tendência de Jullho, o mês de Agosto "promete" não ser meigo: vejam, no segundo gráfico) como a mancha amarela quase não mexeu para cima (morreram apenas 157 pessoas por covid), enquanto a mancha vermelha (não-covid) engrossou e engrossou; a tal ponto que as mortes não-covid em Julho foram maiores do que todas as mortes por covid desde Março.

Enfim, e por fim, eu já dou de barato que o PIB se escaqueire 30% ou 40%, ou o que seja; que andemos de máscaras até em casa; que as tascas sirvam copos de leite às 7 da tarde e fechem sempre às 8; que não haja mais futebol com público (nesta fase, o Benfica merece!); que as praias tenham semáforos e zaragatoas; que nos façam gato-sapato. Espero, porém, que, no meio desta distopia, o Ministério da Saúde saiba ser Ministério da Saúde. E que o Governo saiba governar. Pela nossa já tristonha saúde. Física e anímica.



Sem comentários:

Enviar um comentário