sexta-feira, 7 de agosto de 2020

DA ALDRABICE DO MILAGRE PORTUGUÊS E DA SUA PERNA CURTA

Em 26 de Abril, quando Portugal era elogiado na Europa pelo baixo impacte da covid na mortalidade total (e Marcelo e Costa se congratulavam do putativo "milagre português"), eu denunciei aqui, no post "Do milagre português aldrabado", que os dados enviados para o sistema europeu EuroMomo não estavam correctos, que estavam subcontabilizados. Enfim, que o "milagre português" era aldrabado.

Entretanto, estamos no Verão, e Portugal é agora notícia na Europa exactamente por ser o único país com excesso de mortalidade. Decidi então ir ver os valores enviados para o EuroMomo e reparei que os dados de Março e Abril estão agora correctos. Foram entretanto alterados, o que significa que aumentaram os óbitos aí registados. Note-se que, no final de Abril, segundo as minhas análises, Portugal reportara ao EuroMomo menos 1.164 mortas do que aquelas que se tinham efectivamente verificado entre 15 de Março e 23 de Abril. E só por isso Portugal conseguira estar com níveis de mortalidade mais baixos e a receber elogios. Apenas a título de exemplo (e a prova de um dia), cf. fotos, vejam os óbitos enviados para o EuroMomo de 4 de Abril (na primeira foto, que usei no meu post de 26 de Abril) e o valor que agora consta no histórico tirado hoje: de 389 passou para 421 (que era o valor que deveria sempre ter lá constado). Esta subcontabilização foi feita sistematicamente ao longo de Março e Abril,todos os dias, durante mais de um mês.

E conseguiu-se com esta aldrabice elogios internacionais. Mas como se sabe, a mentira tem perna curta. E aquilo que se andou a fazer e, sobretudo, a não fazer desde o início da pandemia, e quando já havia excesso de mortalidade não-covid, anda agora a perseguir-nos.


Sem comentários:

Enviar um comentário