quinta-feira, 12 de novembro de 2020

DAS DUAS PANDEMIAS

A covid está agora a bater forte? Está, sim! Está a matar mais do que as pneumonias em período homólogo. É uma evidência. Morre mais gente só por causa disso? Claro que não. O excesso não-covid continua em grande, estabilizando em torno das 33 mortes diárias.

Conclusão: apostar todas as "fichas"na covid não evitou aquilo que agora anda a suceder e ainda deixou o SNS de pantanas. Foi a estratégia lost-lost, porque tem faltado tudo o resto: planeamento, estudo e intervenções racionais. Neste momento, estamos com duas pandemias a matar bem. Nos últimos 11 dias houve sete dias em que o excesso de mortalidade em relação á média excedeu a centena. Nos 10 primeiros dias de Novembro, o excesso de mortalidade vai já em 953, sendo que 559 são de covid e 394 por não-covid. 

P.S. A reacção da DGS relativizando a pobre qualidade dos seus dados criticados por investigadores da Universidade de Porto (já sem falar na recusa em fornecer informação sobre os lares) é revelador da fraquíssima qualidade do nosso país. O estudo é menorizado, a análise é ostracizada. Aliás, se a DGS até se vê obrigada a contratar uma empresa externa para fazer um miserável relatório diário com informação quase irrelevante e que mais não é do que somatórios...



1 comentário:

  1. E enquanto continuam a pavonear a presunção de superioridade moral(e não só)e após 5 anos de socialismo(e afins)no poleiro,vejamos o que disse a 11 de novembro na rtp Rui Nogueira, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Familiar, na Grande Entrevista com Vítor Gonçalves.Passo a citar— “Tenho vergonha,dizemos às pessoas não vão(aos centros de saúde) telefonem e depois não há ninguém para atender o telefone.” Será esta também uma das razões por morrerem muito mais pessoas(em relação aos últimos anos)este ano por causas não covid??

    ResponderEliminar