sábado, 7 de novembro de 2020

DA COVID, DOS ESTADOS UNIDOS E DE PORTUGAL, CLARO

Uma coisa é/foi o Trump, outra coisa são os Estados Unidos. A crise pandémica nos Estados Unidos não foi culpa do Trump, porque apesar da sua estupidez, na verdade o Governo Federal tem uma actuação limitada face à autonomia dos Estados. O impacte da covid nos Estados Unidos é sobretudo a consequência do seu anacrónico sistema de saúde e das grandes disparidades sociais, que é um problema mais estrutural e, portanto, crónico. Não é por acaso que, nos ranking internacionais, os Estados Unidos nunca surgem bem colocados em matérias de Saúde (Pública). E também não é por um acaso que, segundo o CDC, a taxa de internamento dos negros por covid é o triplo da dos brancos (vd. imagem).

Mas é exactamente o conhecimento e a exposição das suas fragilidades que tornam os Estados Unidos um país tão aliciante. Independentemente das suas falhas, perquenas ou grandes, subsiste sempre uma cultura de estudo, de investigação e de informação. Seria impensável em Portugal a divulgação de dados sobre a incidência da covid com o detalhe que existe nos Estados Unidos, onde se fica a saber tudo sobre o risco, a incidência e a mortalidade nos grupos étnicos, por nível de riqueza, por... não vou ser exaustivo... por tudo. Conhece-se tudo. 

Eu consigo saber, apenas com cliques, com imenso detalhe, aquilo que se passa, por exemplo, em termos epidemiológicos e de saúde pública tanto em Nova Iorque como n condado de Autauga, no Alabama. Tudo! Transparência máxima. 

Por aqui, neste nosso burgo, sabemos nada. E ainda temos uma directora-geral da Saúde que considera pouco patriótico criticar a informação por ela transmitida. Informação? Endoidei? Aquilo não é informação; é uma "coisa".  

P.S. Já agora, a situação dos Estados Unidos, em termos de mortalidade, é actualmente, e em termos proprcional, menos grave do que a portuguesa, Convinha a nossa imprensa lembrar-se que eles têm 32 vezes mais população.

Nota: O site do CDC norte-americano pode ser acedido por aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário