segunda-feira, 5 de outubro de 2020

DOS VELHOS QUE NÃO SE SAFAM OU DA MÃO QUE EMBALA A CEIFEIRA

Até agora morreram 1.352 pessoas com mais de 80 anos vítimas de covid. Vamos assumir até que tinham todos mais de 85 anos... Entretanto, em 30 de Setembro verificava-se um excesso de mortalidade no grupos dos maiores de 85 anos que atingia já os 5.395 óbitos. Em 30 de Junho era de 2.659 óbitos.

Portanto, num período de três meses (Julho-Setembto) em que morreram 359 pessoas por covid de todas as idades, o excesso de mortalidade nos maiores de 85 anos aumentou mais 2.736 óbitos.

A covid ao pé desta hecatombe é um diabrete. E, claro, virão daqui a nada muitos afiançar que a culpa disto não é da estratégia da DGS e do Governo. Na verdade, este excesso deve representar sim gente afortunada: são velhos que, embora morrendo antes do tempo, partiram felizes, porque não se finaram por covid... Agora sem sarcasmos: isto não é só atroz; chega a ser ridículo: monta-se uma estratégia para se proteger os idosos do SARS-CoV-2 e deixa-se depois que morram de tudo e mais de alguma coisa. Incluindo de abandono, e muitos sem sequer se poderem despedir da família. É como deitar o velhinho fora com a água dop banho. Triste e lamentável. E mais ainda ver tanto silêncio. Tudo entorpecido de medo e de deferência ao Governo e à Autoridade.



2 comentários:

  1. Não podia deixar de continuar a ser o próprio: claro e didáctico.
    Só posso manter as minhas felicitações pelos seus escritos.
    oliveira

    ResponderEliminar
  2. Lê-lo é um bálsamo. Pessoas que usam o cérebro para pensar, questionar, racionalizar são ultimamente raras... Tenho-me sentido um bicho raro por dar uso à capacidade da inteligência. Obrigada.

    ResponderEliminar