terça-feira, 27 de outubro de 2020

DO SARS-COV-2, ESSE COMILÃO DE VÍRUS E BACTÉRIAS

Já aqui tenho referido a brutal diminuição da ordem dos 60% das infecções respiratórias desde que a pandemia da covid surgiu em Portugal no mês de Março, que pode ter explicação nas medidas de distanciamento social.

Porém, em Outubro está a surgir outro "fenómeno", este sim bastante estranho: à medida que este mês outonal avança, os casios positivos de covid estão a aumentar consideravelmente (mais testes, mais testes, mais testes, mais falsos positivos), mas estranhamente, ao arrepio da habitual tendência de agravamento neste período do ano, as gripes e as infecções respiratórias registadas pelo SNS estão a descer abruptamente.

Reparem no gráfico: na primeira semana de Outubro, registaram-se uma média diária de 521 episódios de infecções respiratórias e 877 casos positivos. Nos dias e semanas seguintes vê-se um crescimento da covid mas uma redução da actividade dos outros vírus e também bactérias que causas infecções como pneumonias, bronquites e gripes. Resultado: em comparação com a primeira semana, no período de 22-26 de Outubro observa-se um crescimento de 240% das infecções diárias por SARS-CoV-2, enquanto que para as outras infecções observa-se uma redução de quase de 40%.

Explicação absurda para o Polígrafo da SIC desmentir: o SARS-CoV-2, antes de infectar pessoas, anda a comer ao pequeno-almoço os vírus da gripe, ao almoço papa Streptococcus pneumoniae, lancha pela tardinha uma dose de adenovírus, deglute ao jantar uma dose de Kiebsiella pneumoniae temperado de pseudomonas, e termina com uma ceia leve de Mycoplasma pneumoniae. E é por isso que, cheio de força, tem atacado tanta gente, enquanto os outros vírus e as bactérias, coitados, destroçados por estes ataques, acabaram infectando muito menos gente do que seria expectável ao longo das últimas semanas.

Explicação sensata: isto é tudo uma grande aldrabice mal contada.

Fonte: Boletins diários da covid (DGS); Montorização da gripe e outras infecções respiratórias (SNS), disponível aqui.



2 comentários:

  1. Acho que a SIC já trouxe um especialista a explicar o porque dessa diminuição.

    Pelo menos em relação à gripe, esse especialista afirma que o ano passado introduziram uma nova vacina que continha mais estirpes! Sendo essa a principal causa ...

    Esqueceu-se foi de dizer que a gripe teve um comportamento normal até Março... lol Quando o Covid apareceu...

    A vacina devia ter um timing de actuação... só passados 4 meses é que actuava! xD

    Mas prontos, já vemos os média a procurar desculpas desfarrapadas para isso...

    ResponderEliminar
  2. Isto é tão mau, tão reles, que as gentes civilizadas ficam incontinentes de rir. Não se podem queixar de que no Brasil o prato forte das anedotas são os portugueses.
    Basta ler, por alto, a Lei n.º 62-A/2020 para se entender que nem a instrucção primária têm.
    Isto tem-me posto doente. Mas sabendo que o povo é reles não posso adoecer.
    Tinha que dar por garantido que os eleitos por reles, reles são.
    abraço

    ResponderEliminar