quarta-feira, 14 de outubro de 2020

DO ADEUS À RACIONALIDADE

Vivemos tempos absurdos nesta Europa que foi de Luzes. O Governo de Portugal está prestes, enfim, a obrigar ao uso de máscaras na rua (nenhum dos maiores partidos se oporá), só porque outros o fazem e o Cristiano Ronaldo recebeu um telefonema de melhoras de Marcelo Rebelo de Sousa mesmo não estando doente, mas só com teste positivo.

No meio disto, as nossas sumidades epidemiológicas (Filipe Froes à cabeça, seguido a alguma distância de Pedro Simas e de Ricardo Mexia) dizem amen às loucuras da DGS e do Governo. Parece que ninguém com responsabilidades na nossa Saúde Pública quer ver que a nossa "maior pandemia" é sim o estado de sítio do SNS, e que a covid não se ataca simplesmente com imposição de trapos nas fuças, restrições absurdas e testes à maluca,

Mas onde mais se destaca o absurdo destes tempos é na constatação de serem os dois países da UE-27 com as actuais menores taxas de mortalidade por covid (padronizada à população portuguesa) que nem sequer tornam a máscara de uso obrigatório em nenhuma circunstância (vd. quadro). A Finlândia faz apenas recomendações (mas não obrigatórias, i. e., not mandatory) em muito específicas circunstânicas, em função de três níveis de risco (vd. link em baixo). No caso da Suécia, que já foi o patinho feio da UE-27, a sua Agência de Saúde Pública nunca quis máscaras, e chega mesmo a considerar a existência de um maior risco de infecção se estas forem usadas de forma inadequada (vd. link em baixo). Nestes países privilegia-se, sim, o distanciamento social (evitando-se ajuntamentos sobretudo em transportes públicos), a desinfecção das mãos e o confinamento quando houver sintomas compatíveis com covid.

Uma outra questão que me parece absurda é o histerismo reinante em gande parte da Europa, onde fica patente a manifesta ignorância sobre a real situação dos diversis países, muito fruto de uma "pandemia de testes"que "fabrica casos positivos" mas não causa muitos mortos. Com efeito, países que entraram em pânico recente (impondo novas e mais duras restrições), como a Espanha e sobretudo a Itália e a França, encontram-se agora numa fase mais favorável , em termos de mortalidade, em comparação aMarço, Abril ou Maio. A Itália, que na semana passada impôs máscaras na rua (os casos, porém, aumentaram), tem o equivalente a metade (5) dos mortos diários por covid de Portugal (10). Portugal, por sua vez, apresenta níveis de mortalidade muito compatíveis com infecções respiratórias nesta época do ano (e as pneumonias quase desapareceram).

Os dois únicos países que considero estarem em situação mais preocupante são a Roménia e a República Checa (e sobretudo este país pela repentina subida da mortalidade), embora tenham sido poupados à vaga que atingiu a Europa Ocidental na Primavera. Mas esses países estão até fora do espectro histérico da impresa ocidental.

Enfim, termino por aqui: acho que já só ando a escrever para manter alguma da minha lucidez neste mundo desvairado. O Governo, entretanto, vai fazendo render os testes (que nos custam 3 milhões de euros por dia) para manter a destruição do país e o colapso do SNS. Destruir para reinar parecer ser o lema actual,

Link do Finnish Institute for Health and Welfare, aqui

Link do Public Health Agency of Sweden, aqui.




1 comentário:

  1. Bem vindo ao novo "Planeta dos Macacos".
    No filme, os macacos ignoravam que aparelhos "mais pesados do que o ar" pudessem voar. Uma ignorância tão convicta que remetia para a prisão quem o afirmasse.
    Nos tempos de Copérnico talvez a única diferença fosse não haver macacos envolvidos, apesar do resultado prático ser o mesmo.
    Nos tempos que correm fico com algumas dúvidas sobre o não envolvimento de macacos, se é que me faço entender.

    Se considerar a possibilidade de ter autores convidados no blogue, talvez fosse útil ler alguns dos meus comentários em blogues da concorrência:

    https://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/crescimento-exponencial-11896709?thread=96374405#t96374405

    https://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/de-boca-bem-tapada-11739083?thread=95422923#t95422923

    https://corta-fitas.blogs.sapo.pt/incerteza-e-precaucao-7014270?thread=35377534#t35377534

    ResponderEliminar