terça-feira, 20 de outubro de 2020

DA EMENDA PIOR DO QUE O SONETO OU DO CASO DAS MÁSCARAS NA RUA

Fui consultar com detahe os dados dos novos casos positivos em todas as regiões de Itália para aprofundar o efeito da imposição naquele país do uso de máscaras na rua, em vigor desde 7 de Outubro..

Aliás, a propósito, no site do Ministério da Saúde italiano consegue-se saber mais sobre a covid na Itália do que nós aqui sobre a covid em Portugal, mas isto é uma crítica de um "traidor à Pátria" (eu), de acordo com a bitola da Dra. Graça Freitas.

Pois bem, comparando, para as 21 regiões italianas, os novos casos positivos do período 4-6 de Outubro (imediatamente antes da imposição de máscaras na rua) e os dias 17-19 de Outubro, verifica-se que, em vez de uma diminuição, se observa um aumento global de 42%. Registam-se 17 regiões com subidas e apenas quatro regiões com descidas, embora apenas a região de Ligúria (capital: Génova) tenha uma incidência mais elevada de casos (em número absoluto).

Uma das piores evoluções ocorreu na Lombardia (capital: Milão), exactamente a região mais fustigada pela covid. Entre 4 e 6 de Outubro tinha uma média de novos casos diários de 915, depois de se ter imposto as máscaras na rua subiram para 2.442 novos casos diários (média noa dias 17 a 19 de Outubro).

Além da Lombardia, as quatro outras regiões no top 5 de casos de covid registaram aumentos : Piemonte (capital: Turim) teve um aumento de 80%, Emilia-Romagna (capital: Bolonha) subiu 11%, Veneto (capital: Veneza (2%), e Campania (capital: Nápoles) 18%. A região de Roma (lazio) teve um crescimento de 36%.

Portanto, sobre máscaras na ruas, parece que o efeito está muito longe do desejado. Em vez de diminuir as infecções, estão associadas a aumentos... Claro que virá quem nega uma associação entre máscaras na rua e aumento de infecções, mas então, se não houver essa relação, o que fazem afinal então as máscaras na rua? São um placebo?

Nota: os dados de Itália podem ser consultados aqui.



3 comentários:

  1. Os covideiros têm sempre maneira de ganhar as discussões: se os casos estão a aumentar mesmo com máscaras, aumentariam ainda mais sem máscaras

    Se as medidas resultam, está provado o sucesso das medidas; se as medidas não resultam é porque não são cumpridas (culpa do povo) ou porque ainda são insuficientes.

    Enredaram-se nisto e disto não saem

    ResponderEliminar
  2. Pouco interessa se é por causa do uso de mascaras ou não, pouco interessa se é pelo aumento de testes, um fato parece-me indesmentível, os casos de Covid estão longe de estar controlados.
    Alguém tem de tomar medidas não vos parece ?
    Ora criticar os que tomam medidas (não sei se as mais acertadas e penso que ainda ninguém sabe qual o melhor caminho) é fácil, fazer algo que produza efeito é que é difícil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não me parece. Quando desconhecemos o efeito das medidas, a inacção pode ser o caminho mais prudente sob pena de, ainda que com boas intenções, acabarmos fazendo mais mal do que bem. É mais sensato fazer o máximo do que sabemos e o mínimo de cujo resultado desconhecemos.

      Eliminar