Esta noite o FAROL XXI tem um artigo na secção ACTUAL muito importante, e julgo que à prova de fact-checking (excepto se for para confirmar a sua veracidade).
Não por eu ser o co-autor, mas sobretudo por o outro co-autor ser João José F. Gomes, professor do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Basicamente, analisa-se se o número de testes na Europa e em diversos países americanos tem uma correlação com os óbitos causados pela p*ndemia. Ou seja, se mais testes vai dar menos mortes; ou se menos testes vai dar mais mortes; ou outra qualquer correlação.
Vejam. Leiam. AQUI.
E divulguem se acharem oportuno. E mais, visitem e sigam a página do FAROL XXI.
Boa noite Pedro. Já faz tempo que ando para lhe colocar esta questão sobre os testes (PCR et al.). Não estarão os números de testes e todos os restantes que deles dependem completamente inquinados? É que me parece termos mais testes que pessoas testadas. V.g. o prof. Marcelo que já deve ter mais de 100 testes feitos entre positivos e negativos, e muitas outras pessoas que fizeram 4, 5 ou mais testes. Em Portugal, os dados recolhidos são de testes realizados (segundo a OurWorldindata.org) ao contrário de alguns poucos países que contabilizam apenas pessoas. Haverá em Portugal contagem apenas de pessoas testadas? Haverá dados ou é tudo a monte? E se houver não haverá necessidade de refazer toda a contabilidade?
ResponderEliminarhttps://ourworldindata.org/coronavirus-testing#portugal
Bom, parece que a DGS já decidiu por fim à época da caça aos gambuzinos....
Boa tarde, tenho apreciado (e continuo a apreciar muito) os seus textos e informação que tem publicado. Dito isto, desde que os artigos só saem no farol XXI que a minha capacidade de partilha e divulgação deles caiu imenso, porque o Farol XXI bloqueia a cópia de textos. Ou seja, se eu mandar o link do artigo a um amigo, não consigo enviar cópia de um ou dois parágrafos para lhe aguçar a curiosidade, ou para lhe indicar do que trata. Acho que é uma limitação mesmo muito má, e consultando os meus registos no whatsapp vejo que ando a partilhar um terço ou menos dos seus artigos, comparado com o que antes fazia.
ResponderEliminarFoi feita essa alteração no site. Já está tudo operacional. Obrigado.
EliminarExcelente! Hoje já partilhei o link para o seu novo artigo com três pessoas. Obrigado.
EliminarPor sua sugestão fui ler https://farolxxi.pt/2021/02/17/mais-testes-menos-mortes-nao-uma-analise-da-realidade/
ResponderEliminarCuidado, Almeida Vieira. O artigo não é de fácil leitura. É algo 'enrolado'. Quem estiver 'dentro do assunto' percebe as ideias. Tem erros de Português e erros no desenvolvimento (na condução) do tema, coisas a que eu não estava habituado. Pode ser... que esteja mal habituado.
Abraço com estima,
oliveira
As gralhas acontecem. Foram entretanto corrigidas porque não temos copydesks. Não concordo com a avaliação do texto estar "enrolado". Cumprimentos.
EliminarPAV,
EliminarAgradeço o retorno. Ainda bem que discordamos em algo.
Com estima,
oliveira