domingo, 1 de novembro de 2020

DO "ISTO NÃO É UMA COMPARAÇÃO" OU DA COVID E DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS EM PORTUGAL

Estive a fazer um levantamento dos óbitos por infecções respiratórias nos anos de 2014 até 2018 no Portal da Mortalidade (atenção FB, são dados oficiais), de acordo com a classificação da OMS (CDI-10, códigos J100-J22). Através dos dados da Vigilância dos Episódios de Gripe e de Outras Infecções Respiratórias (atenção FB, são dados oficiais), recolhi os dados das ditas infecções entre os anos de 2017 e 2020 para o período Março-Outubro, permitindo assim calcular a taxa de letalidade das ditas infecções para os anos de 2017 e 2018 (1,68% e 1,61%, respectivamente), e a partir delas estimar os óbitos para o período homólogo dos anos de 2019 e 2020. Note-se que 2020 registou uma quebra de 60% nas infecções respeiratórias, o que indicia que a mortalidade tambem tenha descido proporcionalmente.

Aplicado aos grupos etários (2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 com dados reais; 2019 e 2020 com dados por estimativa, confome indicado), em baixo estão os quadros, para os quais se tiram as seguintes constatações:

1º Gráfico - Nos maiores de 70 anos, a covid apresentou, para o período em análise, uma mortalidade inferior à das infecções respiratórias em anos anteriores, Se somada com as infecções respiratórias (estimadas), a mortalidade é similar à dos anos anteriores apenas com infecções respiratórias. Ou seja, covid até agora sem efeito relevante na mortalidade por infecções de origem respiratória. Note-se que este grupo etário é, de longe, o que apresenta uma maior taxa de mortalidade total e por infecções respiratórias. Em anos anteriores, 93% das mortes por infecções respiratórias atingiram pessoas com mais de 70 anos.

2º Gráfico - A covid apresentou mortalidade superior às infecções respiratórias (ceerca de 25% mais) no grupo dos 60-69 anos. No caso dos grupos etários dos 40-59 anos, a covid apresentou mortalidade relativamente similares à das infecções respiratórias. Em 2020, se somada a covid com as infecções respiratórias (estimadas),, os valores mostram-se mais elevados para o grupo dos 50-59 anos e sobretudo 60-69 anos. No entanto, como referido, estes grupos etários têm, geralmente, uma muito baixa mortalidade por infecções respiratórias.

3ª Gráfico - Nos menores de 40 anos, tanto a covid como as infecções respiratórias são causa pouco provável de morte. Os valores são muitíssimo baixos, embora se confrontada directaente a covid com as infecções respiratórias, estas até matavam mais em anos anteriores. Por exemoplo, em 2016, para o período em análises mataram 21 pessoas com menos de 40 anos, enquanto que a covid matou, em período homólogo, 9 pessoas. Somando covid com as estimativas da mortalidade por infecções respiratórias em 2020, atinge-se um valor muito semelhante à média dos anos anteriores. Ou seja, não se manifesta qualquer impacte agravante da covid nos menores de 40 anos.

Fonte: 

Plataforma da Mortalidade (SNS, vd. aqui)

Monitorização da Gripe e Outras Infecções Respiratórias (SNS, vd. aqui)

Boletins diários da DGS sobre c*v*d (até ao registo de 31 de Outubro de 2020)





1 comentário:

  1. Com muito 'à vontade' lhe escrevo porque compreendo, entendo sem sentir, o que se passa.
    1o - há séculos pensei criar um 'blog'. Repensei e desisti por causa da responsabilidade de o 'manter'.
    2o - em clima de guerra aberta, é difícil levar com a maldade e não ripostar — para gente reles de um modo reles.
    Estimo a sua força, a sua educação, a sua lógica.
    Abraço
    oliveira

    ResponderEliminar