sexta-feira, 23 de outubro de 2020

DA LOUCURA, DO POLÍGRAFO OU DA VERDADE SOBRE A LETALIDADE DA COVID E DAS PNEUMONIAS

A covid é doença perigosa? Vamos responder que sim. Com base nas mortes oficialmente atribuídas, e com base nos casos positivos oficialmente confirmados, temos uma taxa de letalidade de 2,02% (até 22 de Outubro).

Ora, mas essa taxa de letalidade justifica esta histeria e todas as medidas absurdas que se estão a tomar? Se sim, porque nunca se fez o mesmo com a generalidade das infecções respiratórias? Sim. Comparemos a covid com as "banais" infecções respiratórias.

De facto, a menos que inventem um Polígrafo que transforme a verdade em mentira, feito pela cambada de ignorantes que pululam as redacções (desculpem, deixei de medir as palavras), os dados que aqui apresento são à prova de desmentidos. Considerando, nos períodos de  Março a Outubro dos anos de 2017 e de 2018 (infiormação disponível), as infecções respiratórias (que incluem os episódios de gripes) contabilizads pelo SNS (que assim correspondem a casos positivos) e a mortalidade por infecções respiratórias (pneumonias, bronquites e afins, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças – CID 10 da OMS, que vai do código J100 até ao J22) , temos uma letalidade de 1,68% em 2017 e de 1,61% em 2018.

Ou seja, todos este escarcéu, todo este colapso no SNS, todo este colapso na Economia, todo este colapso das relações sociais, todos este colapso nos direitos constitucionais, tem sido por causa de uma doença que apresenta uma taxa de letalidade superior em míseros 0,4 pontos percentuais à das pneumonias e doenças respiratórias afins.

Isto é de loucos!

Nota: Para os cálculos da letalidade, além dos dados dos boletins da covid da DGS, usaram-se os dados das infecções respiratórias do SNS (vd. aqui) e os dados da mortalidade para as infecções respiratórias em 2017 e 2018, seleccionando em ambos os casos o período Março-Outubro (inclusive) para as doenças com os códigos J100 a J22. Em 2017, registaram-se 3.479 óbitos deste grupo de doenças neste período e 206.576 infecções respiratórias; em 2018 registaram-se 3.721 óbitos e 231.220 infecções. Não há dados de mortalidade por causas em 2019 e 2020 para as infecções respiratórias, mas posso adiantar que se registou uma brutal diminuição das infecções respiratórias em 2020. Escreverei, em breve, sobre isso...



Sem comentários:

Enviar um comentário