domingo, 6 de setembro de 2020

DO ELEFANTE COR-DE-ROSA NO MEIO DA CIDADE OU DA ESTRANHA PANDEMIA NOS JOVENS

A obsessão pela covid-19 é como uma manada de elefantes no meio de uma cidade; ninguém depois repara que, lá pelo meio, há um elefante cor-de-rosa. É desse que vos quero falar.

A covid-19 até agora matou 0-zero-0 jovens portugueses entre os 15 e os 24 anos. Contudo, ao longo deste ano da nossa desgraça de 2020, por outras causas (que se deveriam investigar), os óbitos neste grupo etário (que felizmente morre pouco mas provoca geral consternação nas raras vezes que sucede) estão muito acima daquilo que seria expectável, com especial destaque para Junho e sobretudoJulho, que apresentaram mortalidade muito excessiva para a época.

Com efeito, e conforme se pode observar no gráfico, nos primeiros oito meses de 2020, morreram 233 jovens, sendo que a média (2014-2019) é de 206 (aumento de 13%), e seria expectável (e sem considerar a redução no número de jovens) uma perda de vidas entre 196 e 217. Em todos os meses da pandemia, e sem que o SARS-CoV-2 tenha causado vítimas, os óbitos totais neste grupo etário nunca foi inferior à média (e Julho foi francamente mau). E até agora, DGS e Propaganda Mediática (leia-se, imprensa) nunca se dignou a falar sobre o tema, e a encontrar uma justificação.

Note-se que nos três grupos etários antecedentes (menores de 1 anos; entre 1 e 4 anos; e entre 5 e 14 anos), a mortalidade em 2020 está a ser menor do que a média (colocarei esses gráficos amanhã).

Enfim, isto para concluir que me causa muita estranheza ver tanto frenesi e chinfrim em redor do impacte desta doença (covid-19) na população escolar, mas poucos (ou quase nenhuns) darão importância à situação que aqui exponho.

De facto, cada vez mais convencido estou que "amestrar" a racionalidade das pessoas pode fazer com que olhem obsessivamente para a ordeira manada de elefantes, sem sequer  descortinar que há o tal elefante rosa, e que é esse, e apenas esse, que, afinal, anda a entrar nas lojas de cristais. E a escaqueirar tudo.



Sem comentários:

Enviar um comentário