sexta-feira, 4 de setembro de 2020

DA SUÉCIA MELHOR QUE PORTUGAL... OU DO PODEM CHAMAR-ME NOMES MAS A REALIDADE NÃO MUDARÁ POR CAUSA DISSO

Com algum trabalho, encontrei dados para comparar a evolução da mortalidade em 2020 entre a Suécia e Portugal mas incidindo EXCLUSIVAMENTE no grupo etário dos maiores de 65 anos, ou seja, retirando o efeito da estrutura etária dos dois países. Assim, fica-se a saber qual foi o efeito prático (mortalidade total) da estratégia contra a covid entre os dois países, independentemente da mortalidade desta doença. Como sabem, tenho defendido que uma morte é sempre uma morte, independentemente da causa, e que, por esse motivo, devemos analisar os efeitos da pandemia ao nível da mortalidade total, e não fazer avaliação apenas pelos óbitos por covid nem num curto espaço de tempo. 

Para esta minha análise, foi necessário saber a mortalidade total diária em cada país para os maiores de 65 anos (fontes: SCB e SICO-eVM, respectivamente, para  Suécia e Portugal), bem como a estimativa populacional deste grupo etário (SCB e INE, idem). A partir daí foi possível calcular facilmente a taxa de mortalidade diária desde 1 de Janeiro a 25 de Agosto (último dia com dados em ambos os países). A mortalidade foi padronizada para ambos os países, donde a leitura deve ser feita em óbitos de maiores de 65 anos por 100.000 pessoas com mais de 65 anos. 

Ora, surpresa das surpresas, ou talvez não: a incidência acumulada da mortalidade (taxa) nos idosos durante o ano 2020 tem sido sempre - REPITO, sempre - maior em Portugal do que na Suécia, mesmo quando no país escandinavo a covid-19 foi particularmente mortífera. Em parte, esta situação deveu-se aos meses de Janeiro e Fevereiro terem sido particulamentre pouco letais (gripe pouco intensa) na Suécia, o que fez com que o ponto de partida no início da pandemia fosse já desfavorável a Portugal. No dia 15 de Março, quando a covid começou oficialmente a matar no nosso país, a diferença na taxa de mortalidade entre Portugal e a Suécia era de cerca de 140 óbitos por 100.000 habitantes (maiores de 65 anos). 

Porém, esta aparente vantagem da Suécia, acabou por ser também uma desvantagem inicial, porque tinha uma faixa de população mais susceptível a uma doença particulamente perigosa para os mais idosos. Contudo, sendo certo que a covid-19 foi bastante letal na Suécia (em parte, também, porventura, da gripe invernal ter sido menos mortífera), na verdade a taxa de mortalidade acumulada para os idosos nunca ultrapassou a portuguesa, o que chega a ser surpreendente. O dia 24 de Maio foi aquele onde a diferença na taxa de mortalidade acumulada foi menor entre os dois países: Portugal tinha então 1.915 óbitos por 100.000 habitantes (com mais de 65 anos) e a Suécia 1.877. Essa diferença (38 óbitos por 100.000) aumentaria consideravelmente no período seguinte, não apenas porque a Suécia conseguiu controlar a covid-19 mas sobretudo porque o nosso país continuou a ter um excesso de mortalidade não-covid, que atingiu proporções pavorosas em Julho. Assim, no dia 25 de Agosto, a diferença entre os dois países era de 163 óbitos por 100.000: a Suécia apresentava uma taxa de mortalidade acumulada de 2.826 óbitos por 100.000 habitantes (com mais de 65 anos) e Portugal tinha já 2.989.

Conclusão (para fazer ranger os dentes aos alarmistas): os idosos na Suécia estão a ter um ano menos "horribilis" do que os idosos de Portugal, independentemente da covid. É que, efectiva e lamentavelmente, parece que  há muitos que se esquecem (incluindo a Propaganda Mediática) que há outras "coisas" que matam, e não apenas a covid-19. Mas, tão mau como isto: enquanto na Suécia se respira normalidade, em Portugal o pânico está em picos inimagináveis e o bloqueio anímico e económico está para durar. Triste ano, este o nosso. E não culpemos apenas o SARS-CoV-2. A estratégica com que estamos a enfrentar o vírus é talvez pior do que o dito.

Nota: Para os mais distraído, diga-se que esta comparação é feita para a proporção de idosos de ambos os países, ou seja, elimina o efeito da estrutura etária mais jovem (ou menos envelhecida) da Suécia. Os dados da Suécia podem ser consultados a partir daqui: https://www.scb.se/en/About-us/news-and-press-releases/statistics-sweden-to-publish-preliminary-statistics-on-deaths-in-sweden/ . Os dados portugueses a partir do SICO-eVM, já aqui bastante divulgado, e as estimativas da população por grupo etário na base de dados do INE. Em todo o caso, a estimativa da população com mais de 65 anos em Portugal é de 2.262.325 e a da Suécia de 2.065.367. As mortes de pessoas com mais de 65 anos, até 25 de Agosto, foi de 58.367 na Suécia e de 67.610 em Portugal (fazendo as contas por 100 mil habitantes chega-se ao valor já acima indicado).



1 comentário:

  1. Tenho curiosidade acerca do resultado de um exercício de comparação destes para um ano diferente. Por exemplo, 2019. Quão diferentes são os níveis de mortalidade diária de maiores de 65 anos entre Portugal e a Suécia num ano sem Covid-19?

    ResponderEliminar