segunda-feira, 1 de março de 2021

DO POPULISMO DOS ABSOLUTISTAS

Um excelentíssimo médico intensivista, especialistas em livros sobre fake news na medicina - e que parece se sabe melhor se bebido com chá e bolinho -, "crucifica-me" porque eu aprecio relativizar a covid-19 e outras doenças. Diz que é coisa de políticos e generais, forma de dizer que quem relativiza é um insensível.

Não deveria ser necessário ter de explicar que relativizar não é menorizar; é enquadrar. Serve para poder comparar com rigor, não permitir os enviesamentos que surgem com os números absolutos. Por isso é que se pode dizer que a nossa situação é pior do que a dos Estados Unidos, do que do Brasil, do que da Espanha, etc...

Se não fizéssemos essa operação chegaríamos a conclusões absurdas, como seja dizer que as condições de vida em Portugal no século XVIII eram melhores do que agora, porque, ignorando que então havia apenas 20% da população de agora, se constata que morre agora mais gente (em termos absolutos) do que que há 300 anos. 

Ou então diríamos que a Peste Negra foi menos perigosa do que a covid para os idosos com mais de 80 anos, porque esta já matou 10.814 portugueses nesta faixa etária, enquanto a epidemia do século XIV não terá chegado a tanto nos idosos (esquecendo que se contariam pelos dedos das mãos aqueles que chegavam aos 80 anos naqueles longínquos tempos).

Na verdade, o Excelso Doutor deve ser daqueles que acha que a qualidade de um cirurgião apenas se mede pelo número de doentes que sucumbe no bloco operatório. Assim, se ele deixar morrer o único doente que operou será melhor cirurgião do que aqueloutro que operou 1.000 pessoas e não conseguiu salvar duas. 

O facto de o grau de sucesso ser, respectivamente, de 0% e de 99,8% é um pormenor irrelevante, coisas de general. O que conta apenas é que morreu uma pessoas às mãos do médico aselha, menos uma do que do outro médicos que, lamentavelmente, deixou duas vidas perderem-se.

1 comentário:

  1. claro que se hoje em dia ha mais gente logico que tem que morrer mais gente mas segundo o qorld meters ja nasceram 30 milhoes de pessoas e morreram apenas 12 milhoes isso da um saldo positivo de 22 milhoes malditos ambientalistas tao a fazer isso tudo por causa de um planeta que vai durar mais uns bons bilioes de anos

    ResponderEliminar